Blog

Quero ser PMP® …. auxílio!!!!

Quer se certificar?, quer saber como fazer?. Conheça a fórmula de sucesso para atingir todos seus objetivos.

Por onde começar?… Acredito que uma grande maioria se faz esta pergunta, inclusive eu. Pedimos ajuda para nos orientar, é verdade? Como você estudou?,  fez simulados? Qual livro utilizou?, qual metodologia? Quanto tempo gastou? … e muitas outras. 

E justificado está, passar a prova PMP® é um grande desafio, requer um alto investimento de nossa parte em tempo, dedicação, sacrifícios e até nos privar de nossa família e amigos. Necessitamos ser precisos nas estimativas para dar certo e nos tornar certificados PMP na primeira vez.

 

Vou contar baseada na minha experiência, de modo que ajude vocês na tomada de decisões para a seleção do caminho.   

Fazer a prova para a certificação PMP deve ser considerado um projeto profissional. Então, podemos considerar ele como tal e começarmos pela análise de stakeholders, definição de escopo, depois definirmos a WBS, fazermos a lista de atividades, e depois a estimativa de tempos, orçamento….. análise de riscos, enfim definirmos o plano e depois realizar a execução e o monitoramento e controle. O encerramento se dará o dia da prova. Aprovando o não, o projeto se encerrará. Se não aprovarmos abriremos um novo projeto e teremos uma sacola cheia de lições aprendidas para analisar antes de planejar de novo, é assim?.

 

Este projeto tem uma característica especial, a equipe é você, o GP é você, o  executor é você, …. o que simplificará seu próprio gerenciamento, mas precisará de uma forte auto-crítica para não executar o processo integrado de mudanças reiteradamente … pois,  com absoluta certeza, você sempre aprovará as mudanças resultantes de seu próprio desvio…. estou certa?

 

Mesmo assim, o plano será um guia que indicará onde você está, o que fez e o que falta fazer, ou seja, onde está no cronograma.

 

Então … se quiser obter a certificação PMP, que tal fazer este plano do projeto?. Eu vou ajudar…

 

Terá que começar pela análise de stakholders, sua família em primeiro lugar, esposa, filhos, namorada/o. Conversas  prévias ajudarão à definir melhor as premissas do escopo.  Segundo, o nosso ambiente de trabalho …. as vezes difícil mas não impossível, será que consegue definir regras básicas …. porque não tentar?… e o chefe?  Qual pode ser a estratégia?

 

Na definição do escopo, obviamente a principal entrega será “obter a certificação PMP, e as premissas?… aqui cada um de vocês deverá definir do que abrirá mão neste período, em função da análise de stakeholders realizada. Outra premissa é a  preparação das informações exigidas pelo PMI® para a elegibilidade para a prova.

 

Enquanto a restrições, temos a data estimada da prova, limitações de orçamento, pagamentos em data determinada …. e porque não a mudança do PMBOK® Guide!!. Se considerada esta situação, teremos mais uma restrição, o prazo deverá ser até uma data fixa para fazer a prova.  Neste caso, sugiro marcar data de prova com bastante antecedência, já que em período de transição de versão do Guia PMBOK® as datas ficam lotadas!!!. Conheço casos que, por falta de vagas em São Paulo, marcaram a prova em outras cidades, o que adicionará mais um motivo de stress desnecessário. É um risco que devemos evitar.

 

Que tal usarmos, por exemplo, o Project para colocar o cronograma?… Em fim, devemos começar o projeto pensando já como um gerente certificado. A partir daqui, cada um de vocês pode usar a criatividade e elaborar o plano que melhor se adapte a sua situação.  

 

Agora vou falar para vocês, qual é a vitamina do sucesso neste desafio. Na verdade esta fórmula, que não é mágica, servirá para este desafio e para muitos outros, que poderão definir ao longo da sua vida. O primeiro componente é metodologia, o segundo é disciplina para cumpri-la. Tomem esta vitamina diariamente e vocês atingirão todas suas metas.

 

Tem mais alguma dúvida??…….. me escreva. Estamos aqui para ajudar você.

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

9 comentários em “Quero ser PMP® …. auxílio!!!!”

  1. Excelente, Maria Angélica, muito obrigada!;)
    Bom… tenho pensado muito em fazer uma pós, inclusive estou estudando a possibilidade para iniciar no próximo semestre. Em termos práticos, você acha que a pós pode servir como “preparatório” para o certificado? Vc chegou a fazer MBA ou algo assim antes de se certificar?
    Abraços!
    Lara

    1. Olá Lara,

      Que bom que ajudou, fico muito feliz!
      Eu fiz MBA em Gestão de Projetos na FGV e depois me preparei para a prova. Com certeza absoluta que o MBA ajudou muitíssimo. Estudei prova sozinha com o livro da Rita Mulcahy, seguindo as instruções dela a risca.
      Pode ver meu perfil na página “conheça-nos” deste blog ou no Linkedin https://br.linkedin.com/in/mangelicacastellani

      Sugiro ler também as entrevistas publicadas na Categoria “Entrevistas” de pessoas que passaram a prova. A experiência deles poder ser muito útil.

      Me consultar qualquer necessidade.

      Grande abraço!

  2. Você poderia certamente ver o seu entusiasmo no trabalho que você escreve. O mundo espera para ainda mais escritores apaixonados como você, que não têm medo de dizer o quanto eles acreditam. Siga sempre seu coração.

  3. Olá Fernando,

    Sim, essa planilha serve e muito, pois para a análise de elegibilidade para a prova, deverá preencher uma planilha com as horas de cada projeto por área de conhecimento / atividade. Mas também deverá informar quem foi seu sponsor em cada projeto, com telefone e e-mail. Se cair na auditoria ele poderá ser contatado pelo PMI para verificar suas informações.

    No PMP Credential Handbook, disponível no site do PMI, encontrará toda a informação necessária para a prova.

    Espero ter ajudado!

    Abraços!

  4. Fernando Calheiros

    Olá,

    Sobre as 4.500 horas de experiência, de que maneira que elas são comprovadas?

    Por exemplo, eu tenho trabalhado a 2 anos nesta área e tenho os planos de projeto e arquivos de Project com a quantidade de horas de cada projeto. Isso serviria?

    Obrigado pela atenção.

  5. Olá Erica,

    No mercado existem muitos cursos, não tenho referência específica para indicar. Pode ver na categoria entrevistas, os comentários dos recentes certificados PMP e CAPM.

    No site do PMI (www.pmi.org) encontrará o PMP Credential Handbook com todos os detalhes e requisitos para fazer a prova PMP. Enquanto as horas de experiência para elegibilidade, se você é profissional deve comprovar 4.500 horas, caso não seja deverá comprovar 7.500 horas. Caso não consiga justificar essa quantidade, sugiro fazer a certificação CAPM, ela não exige justificar experiência previa e permitirá condições de empregabilidade que favoreçam a aquisição de experiência para a certificação PMP no curto prazo. Veja os depoimentos de Thiago, certificado CAPM, na categoria entrevistas.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

  6. Olá. Você indica algum curso preparatório?
    Em relação à experiência, o que efetivamente preciso comprovar? Já trabalhei em vários projetos, porém indiretamente. Não saberia como colocar me posicionar qto a isso. Obrigada!

  7. Roberto,
    Como guia de estudo, vc pode escolher entre:
    Rita Mulcahy – Preparatório para o Exame PMP e
    Kim Heldman – Gerencia de Projetos – Guia para o exame oficial do PMI.
    O livro da Rita é muito didáctico, com explicações simples, levadas no dia-a-dia da atividade de um gerente de projetos.
    Como material complementar vc pode ler:
    Harold Kerzner – Gestão de Projetos, as melhores práticas e A systems approach to planning scheduling and controlling. Para entender melhor a integração.
    Paul Dinsmore – Como se tornar um profissional em Gerenciamento de Projetos.
    Ricardo Vargas – Analise de Valor Agregado em Projetos.
    J. Davidson Frame – Managing Projects in Organizations – How to make the best use of time, techniques and people.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

Rolar para cima