Capítulo 6 – Tempo e Capítulo 7 – Custo
PERT – abreviatura de Program Evaluation and Review Technique é uma das técnicas utilizada para estimar tempos e também custos.
Duração ou custo estimado à PERT = (P + 4M + O)
6
onde P à Valor Pessimista; M à Mais provável; O à Valor Otimista
Desvio Padrão de uma atividade à P – O
6
Variação de uma atividade à ((P – O) / 6) ²
O que significa isto? Por exemplo: se temos uma atividade X cujo tempo de execução pessimista é 60 dias, o tempo otimista é 45 dias e o Mais provável 50, nosso PERT ou tempo estimado será de 50,83 dias.
O Desvio Padrão será 2,50 e a variação 6,25. Ou seja que a atividade X se executará em um intervalo estimado entre 48,33 dias, (50,83 – 2,50) e 53,33 dias, (50,83 + 2,50).
Também pode-se dizer que o estimado será 50,83 +/- 2,50.
Se tivermos um sequenciamento de atividades, para saber o total estimado podemos somar os tempos estimados de cada atividade, mas não poderemos somar o Desvio Padrão de cada uma, o correto é calcular este com base nas variações de cada atividade.
Ou seja, somamos as variações de cada atividade e aplicamos a raiz quadrada, vamos obter o Desvio Padrão do conjunto das atividades.
Para a prova devem: saber fazer cálculos simples usando estas fórmulas, ter um entendimento que as estimativas de tempo ou custo sempre correspondem a um intervalo, saber o conceito das três estimativas de tempo ou custo por atividade, e claro!!!… treinar a memória!!!
Dica importante: Antes de começar a prova, escrever todas as fórmulas no papel entregue para rascunho. Se der branco na pergunta 187, a resposta estará no papel!!!. Gostou? …. Boa sorte!!!