Blog

Iniciando no mundo Agile Project Management

Indivíduos e interação, produto em funcionamento, colaboração com o cliente, responder a mudanças, são os valores estabelecidos no Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software. Conheça SCRUM, uma forma ágil de gerenciar projetos.

Há algum tempo soube da existência da gestão ágil de projetos. Fiquei curiosa em saber como seria fazer o mesmo que hoje faço de forma ágil. Sendo assim, não somente matei a curiosidade, como também decidi fazer um curso de ScrumMaster. Foram dois dias de muita informação, nova terminologia e um ambiente ágil de exercícios e dinâmicas. Sabia que devia ir preparada para uma quebra de paradigmas e mudança cultural, e foi mesmo assim. Mas gostei do curso, do seu desenvolvimento,  da turma na que estava inserida e do excelente conhecimento do instrutor. 

O SCRUM é um método ágil que vem ganhando grande visibilidade nos últimos anos. Nasceu dentro do mundo do software e hoje está se expandindo para outras áreas. Ressalta valores como comprometimento da equipe, motivação, integração e compartilhamento de conhecimentos, o que facilita em muito o gerenciamento e sucesso dos projetos.  Está baseado em times pequenos e auto-gerenciados.

 

SCRUM é bastante objetivo, com papéis bem definidos, Product Owner, ScrumMaster, Scrum Team. É um método empírico, um conjunto de práticas para mudar a atitude do ambiente e a forma como as pessoas trabalham. Não vai dizer exatamente o que fazer, não irá resolver todos seus problemas, mas com certeza os problemas serão mais facilmente identificados. Por ser um framework, serve como um guia de boas práticas para atingir o sucesso.

 

Ou seja, a minha nova sopa de letrinhas agora inclui as palavras Sprint, Time-box, Product Owner, Product Backlog, Daily Meeting, Sprint Planning Meeting, Sprint Review, Sprint Retrospective, Sprint Burndown, Planning Poker. 

 

Hoje a agilidade é chave para alcançar altos níveis de inovação em projetos. Aplicar Scrum parece simples. Penso que é mais simples do que se possa imaginar. O grande desafio não será iniciar na utilização das boas práticas, mas deixar o time, e a empresa prontos para as mudanças de paradigmas que a metodologia ágil traz.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

6 comentários em “Iniciando no mundo Agile Project Management”

  1. Hola Renato!
    Obrigada pelo interesse e pela participação neste post.
    Realmente existem vários cursos no mercado. Como não conheço o conteúdo e a qualidade de todos, não posso indicar qual é o melhor.

    Pesquisando na Internet acredito que encontrará a opção que você procura.

    Abraços!

  2. Bom dia Angélica,

    Excelente Post.
    Poderia informar qual o procedimento para torna-se um Scrum master? Tem algum lugar que você recomenda para a realização do curso.

    Grato pela atenção.

    Forte Abraço!

    Renato Borges

  3. Maria Angelica,

    Ótimo post!

    Como sempre, o blog Fixe traz assuntos extremamente interessantes e relevantes. Agile está em crescimento e estarmos atentos ao mercado é fundamental.

    Parabéns!

    Abraços.

  4. Olá Rodrigo,

    Muito obrigada!. Concordo com vc!. Sempre recomendo estar atentos ao que o mercado exige e atualizados para não perder oportunidades. No caso de Scrum penso que deve obrigatoriamente ser aplicado nos ambientes de desenvolvimento de sw, e sendo bem implementado os resultados podem ser supreendentes.

    Abraços

  5. Muito bom o Post.

    Estava querendo estudar um pouco mais sobre metodologias ágeis, e o Scrum realmente é um forte framework. O mercado de trabalho esta muito diversificado, com ótimos profissionais em gerenciamento de projetos, então quanto maior é a quantidade de recursos que você disponibiliza, mais espaço você conquista. Um treinamento de Scrum realmente lhe diferenciará de um concorrente no mercado de trabalho.

    Obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

Rolar para cima