Blog

Disciplina: essencial na conquista da Certificação PMP

Mais algumas dicas para ajudar na Certificação, e nada melhor que a própria experiência vivida.

Muitas pessoas sempre me questionam sobre quais são as dicas para conseguir a certificação PMP®. Nada melhor do que passar a minha experiência pessoal. É lógico, que cada um tem o seu próprio método de acordo com a sua característica pessoal. Sugiro que as dicas abaixo relacionadas sejam adaptadas ao seu modo de ser.

1 – Forme um grupo de estudo com pessoas realmente interessadas em aprender. Cada um pode ficar responsável em explanar sobre um capítulo do PMBOK® Guide. Deve, inclusive, explicar de forma macro as ferramentas.

2 – O Guia PMBOK® deve servir como consulta. Porém, antes de iniciar os estudos, faça uma leitura geral para saber onde procurar determinado assunto.

3 – Faça um curso rápido que dê dicas para o exame. O importante é focar na prova neste momento e não nos conhecimentos gerenciais. Isto porque muitos conceitos que temos não são os corretos para a prova que é baseada no modelo americano.

4 – Faça muitos simulados. No mínimo 2000 questões. É assim que você vai conhecer as “pegadinhas”.

5 – Não se preocupe em decorar as entradas e saídas dos processos. O importante é aprofundar no entendimento das áreas de conhecimentos. Naturalmente as entradas e saídas serão memorizadas de forma lógica.

6 – Não deve haver uma preocupação em ler muitos livros. Sugiro que sejam lidos no máximo dois deles. Um dos livros pode ser o da Rita Mulcahy e outro pode ser escolhido dentre a biografia existente (no meu caso, li o do Joseph Phillips).

7 – A tradução das questões do exame é muito bem feita. Por isso, fica a seu critério estudar com material em inglês ou português.

8 – O método de estudo por mim adotado foi:

  • A cada capítulo lido do livro do Joseph Phillips, eu fazia os exercícios para fixação.
  • Após o término de um capítulo, lia o mesmo capítulo no livro da Rita e também fazia os exercícios de fixação.
  • Após mais ou menos 3 ou 4 capítulos, comecei a fazer os simulados da Rita (FastTrack). Fazia o simulado por processo e também exercícios referentes a todos os processos.
  • Fiz um exercício proposto pela Rita que utiliza papeizinhos para você organizar os processos. É muito interessante para memorização.

Importante Lembrar

  • A disciplina é essencial.
  • Organize o tempo de estudo.
  • Após o término do curso de dicas para o exame aumente a carga de estudo até a data do exame.
  • O exame deve ser marcado até no máximo 4 meses após o término do curso. Se ultrapassar este tempo, provavelmente o desânimo irá chegar.
  • Sugiro de 2 a 3 horas de estudo por dia. Esta carga deve ser aumentada no final de semana.
  • Caso você tenha um tempo livre maior, a carga de estudo pode ser aumentada e o exame antecipado.
  • Não tenha medo de repetir os mesmos exercícios quantas vezes forem necessárias.
  • Não estude na véspera do exame. A véspera sempre deve ser dedicada ao lazer e relaxamento.
  • Aproveite o início da prova, quando o raciocínio está mais ágil, para fazer anotações de fórmulas e conceitos que são importantes no auxílio das resoluções.

Bem, estes são os principais pontos que considerei para atingir a meta da certificação.

Porém, tudo isto deve ser aliado à confiança em você mesmo!

Boa sorte!!

 

PMP e PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

4 comentários em “Disciplina: essencial na conquista da Certificação PMP”

  1. Diego,

    Abaixo, o link do site do IIL que possui alguns cursos on-line e um deles será sobre as diferenças entre a 3a. e 4a. edição do PMBOK.

    http://www2.iil.com/iilwebinars.net/

    E para complementar, seguem as considerações sobre as diferenças entre a 4a. e 3a. edição do PMBOK (contidas no próprio PMBOK).

    1. Todos os nomes de processos estão no formato verbo-substantivo
    2. Foi empregada uma abordagem padrão à discussão de fatores ambientais da empresa e de ativos de processos organizacionais.
    3. Foi empregada uma abordagem padrão à discussão de mudanças, ações preventivas e corretivas e reparos de defeitos
    4. O número de processos foi reduzido de 44 para 42. Dois processos foram excluídos, dois foram adicionados e seis foram reconfigurados em quatro processos na Área de conhecimento em gerenciamento de aquisições do projeto.
    5. A fim de proporcionar clareza, uma distinção foi feita entre o plano de gerenciamento do projeto e os documentos de projeto usados para gerenciá-lo.
    6. A distinção entre as informações no Termo de abertura do projeto e na Declaração do escopo do projeto foi esclarecida.
    7. Os diagramas de fluxo do processo no início dos Capítulos 4 a 12 foram excluídos.
    8. Um diagrama de fluxo de dados foi criado para cada processo para mostrar os processos relacionados às suas entradas e saídas.
    9. Um novo apêndice foi adicionado para abordar as principais habilidades interpessoais usadas por um gerente de projetos durante o gerenciamento.

    abs

  2. Diego,

    Espero que as dicas sirvam para você.
    Sugiro que você leia com atenção as alterações da 3a. para a 4a edição (que não foram muitas) e daqui até a prova pegue simulados atualizados.
    Isto porque nos simulados antigos, você pode encontrar uma ou outra pergunta desatualizada e você pode ficar com um conceito errado.
    Mas como as alterações não foram muitas, tenho a certeza de que todos os simulados que você tenha feito até hoje não foi perdido.
    Enviarei material sobre quais alterações ocorreram da 3a. para a 4a. edição.

    Para fazer a prova, a gente precisa estudar mas também ter uma boa dose de coragem para acreditar que somos capazes. É comum sempre pensarmos que não estamos prontos. O que não é verdade.

    Vá à luta e boa sorte

  3. Olá Márcia,

    Primeiro agradeço as dicas. Elas certamente serão muito uteis para mim!

    Eu estudei bastante para a prova, porém na 3ª edição do pmbok. Também utilizei livros baseados nessa versão. Mas não consegui marcar a prova a tempo.

    Gostaria de saber se você acha necessário ler todo o pmbok 4ª edição novamente, ou se basta ler o “wha’s new”. Além disso, usei livros baseados na versão anterior, além de fazer simulados também para a versão anterior do pmbok. Estou com certo receio de ter muitas surpresas em função da atualização do pmbok.

    Obrigado,
    Diego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

Rolar para cima