Muitas pessoas sempre me questionam sobre quais são as dicas para conseguir a certificação PMP®. Nada melhor do que passar a minha experiência pessoal. É lógico, que cada um tem o seu próprio método de acordo com a sua característica pessoal. Sugiro que as dicas abaixo relacionadas sejam adaptadas ao seu modo de ser.
1 – Forme um grupo de estudo com pessoas realmente interessadas em aprender. Cada um pode ficar responsável em explanar sobre um capítulo do PMBOK® Guide. Deve, inclusive, explicar de forma macro as ferramentas.
2 – O Guia PMBOK® deve servir como consulta. Porém, antes de iniciar os estudos, faça uma leitura geral para saber onde procurar determinado assunto.
3 – Faça um curso rápido que dê dicas para o exame. O importante é focar na prova neste momento e não nos conhecimentos gerenciais. Isto porque muitos conceitos que temos não são os corretos para a prova que é baseada no modelo americano.
4 – Faça muitos simulados. No mínimo 2000 questões. É assim que você vai conhecer as “pegadinhas”.
5 – Não se preocupe em decorar as entradas e saídas dos processos. O importante é aprofundar no entendimento das áreas de conhecimentos. Naturalmente as entradas e saídas serão memorizadas de forma lógica.
6 – Não deve haver uma preocupação em ler muitos livros. Sugiro que sejam lidos no máximo dois deles. Um dos livros pode ser o da Rita Mulcahy e outro pode ser escolhido dentre a biografia existente (no meu caso, li o do Joseph Phillips).
7 – A tradução das questões do exame é muito bem feita. Por isso, fica a seu critério estudar com material em inglês ou português.
8 – O método de estudo por mim adotado foi:
- A cada capítulo lido do livro do Joseph Phillips, eu fazia os exercícios para fixação.
- Após o término de um capítulo, lia o mesmo capítulo no livro da Rita e também fazia os exercícios de fixação.
- Após mais ou menos 3 ou 4 capítulos, comecei a fazer os simulados da Rita (FastTrack). Fazia o simulado por processo e também exercícios referentes a todos os processos.
- Fiz um exercício proposto pela Rita que utiliza papeizinhos para você organizar os processos. É muito interessante para memorização.
Importante Lembrar
- A disciplina é essencial.
- Organize o tempo de estudo.
- Após o término do curso de dicas para o exame aumente a carga de estudo até a data do exame.
- O exame deve ser marcado até no máximo 4 meses após o término do curso. Se ultrapassar este tempo, provavelmente o desânimo irá chegar.
- Sugiro de 2 a 3 horas de estudo por dia. Esta carga deve ser aumentada no final de semana.
- Caso você tenha um tempo livre maior, a carga de estudo pode ser aumentada e o exame antecipado.
- Não tenha medo de repetir os mesmos exercícios quantas vezes forem necessárias.
- Não estude na véspera do exame. A véspera sempre deve ser dedicada ao lazer e relaxamento.
- Aproveite o início da prova, quando o raciocínio está mais ágil, para fazer anotações de fórmulas e conceitos que são importantes no auxílio das resoluções.
Bem, estes são os principais pontos que considerei para atingir a meta da certificação.
Porém, tudo isto deve ser aliado à confiança em você mesmo!
Boa sorte!!
PMP e PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
4 comentários em “Disciplina: essencial na conquista da Certificação PMP”
Marcia,
Agradeço muito a sua atenção e a sua ajuda nas mudanças da quarta edição do PMBOK.
Grande abraço
Diego,
Abaixo, o link do site do IIL que possui alguns cursos on-line e um deles será sobre as diferenças entre a 3a. e 4a. edição do PMBOK.
https://www2.iil.com/iilwebinars.net/
E para complementar, seguem as considerações sobre as diferenças entre a 4a. e 3a. edição do PMBOK (contidas no próprio PMBOK).
1. Todos os nomes de processos estão no formato verbo-substantivo
2. Foi empregada uma abordagem padrão à discussão de fatores ambientais da empresa e de ativos de processos organizacionais.
3. Foi empregada uma abordagem padrão à discussão de mudanças, ações preventivas e corretivas e reparos de defeitos
4. O número de processos foi reduzido de 44 para 42. Dois processos foram excluídos, dois foram adicionados e seis foram reconfigurados em quatro processos na Área de conhecimento em gerenciamento de aquisições do projeto.
5. A fim de proporcionar clareza, uma distinção foi feita entre o plano de gerenciamento do projeto e os documentos de projeto usados para gerenciá-lo.
6. A distinção entre as informações no Termo de abertura do projeto e na Declaração do escopo do projeto foi esclarecida.
7. Os diagramas de fluxo do processo no início dos Capítulos 4 a 12 foram excluídos.
8. Um diagrama de fluxo de dados foi criado para cada processo para mostrar os processos relacionados às suas entradas e saídas.
9. Um novo apêndice foi adicionado para abordar as principais habilidades interpessoais usadas por um gerente de projetos durante o gerenciamento.
abs
Diego,
Espero que as dicas sirvam para você.
Sugiro que você leia com atenção as alterações da 3a. para a 4a edição (que não foram muitas) e daqui até a prova pegue simulados atualizados.
Isto porque nos simulados antigos, você pode encontrar uma ou outra pergunta desatualizada e você pode ficar com um conceito errado.
Mas como as alterações não foram muitas, tenho a certeza de que todos os simulados que você tenha feito até hoje não foi perdido.
Enviarei material sobre quais alterações ocorreram da 3a. para a 4a. edição.
Para fazer a prova, a gente precisa estudar mas também ter uma boa dose de coragem para acreditar que somos capazes. É comum sempre pensarmos que não estamos prontos. O que não é verdade.
Vá à luta e boa sorte
Olá Márcia,
Primeiro agradeço as dicas. Elas certamente serão muito uteis para mim!
Eu estudei bastante para a prova, porém na 3ª edição do pmbok. Também utilizei livros baseados nessa versão. Mas não consegui marcar a prova a tempo.
Gostaria de saber se você acha necessário ler todo o pmbok 4ª edição novamente, ou se basta ler o “wha’s new”. Além disso, usei livros baseados na versão anterior, além de fazer simulados também para a versão anterior do pmbok. Estou com certo receio de ter muitas surpresas em função da atualização do pmbok.
Obrigado,
Diego.