OKR: Porque uma boa execução ajuda a evitar o fracasso.
Uma boa execução pode salvar seu objetivo e sua estratégia do risco de as pessoas ignorarem ou não compreenderem ambos. Por isso, entender como aplicar o OKR na prática ajuda as empresas a crescerem de forma sustentável.
Assim, se você pensa em implementar a metodologia OKR no seu negócio, esse conteúdo tem todas as informações necessárias. Desejamos uma ótima leitura!
A cadeia de valor segundo a Harvard Business Review
Segundo o artigo Como sua organização está alinhada? publicado na Harvard Business Review, a cadeia de valor de uma empresa apresenta 5 componentes principais:
O Propósito sustenta a Estratégia, a Estratégia direciona as Capacidades, as Capacidades utilizam os Recursos e a Gestão organiza todos esses elementos.
Em outras palavras, a Execução sustenta a Estratégia, que, por sua vez, sustenta o Propósito.
O tripé indispensável para o OKR na prática: Propósito, Estratégia e Execução
Precisamos dos três, já que o Propósito sem Execução não tem efeito, e Executar sem Estratégia significa desperdiçar tempo e dinheiro.
A execução costuma apresentar mais dificuldades em qualquer projeto, principalmente por conta de recursos inadequados, responsabilidades mal definidas, falhas de comunicação, barreiras entre áreas e uma gestão pouco eficiente.
Por outro lado, o propósito atrai, motiva e engaja.
Mesmo assim, muitas organizações enfrentam problemas ainda mais sérios com Propósito e Estratégia:
a) Ninguém os conhece. Às vezes, os executivos nem criam uma declaração de Propósito. Outras vezes, guardam essa declaração em uma sala restrita ou escrevem uma missão mal formulada.
b) Ninguém os entende. A Estratégia geralmente usa uma linguagem confusa e a empresa não comunica isso de forma eficaz. Com isso, as pessoas não compreendem.
Apesar de atraentes, o Propósito e a Estratégia raramente impactam os colaboradores. Eles não motivam nem impulsionam uma execução eficaz. Em geral, expressam apenas desejos sem clareza.
A história dos OKRs: da Intel para o mundo
Na década de 1970, Andy Grove liderou a Intel e incentivou a criação de uma ideia que capacitou as pessoas a tomarem decisões em grupo em prol de objetivos ambiciosos. John Doerr documentou isso anos depois.
Essa ideia se transformou no OKR — Objectives and Key Results — e ganhou o mundo.
Muitos adotaram os OKRs nos últimos anos porque eles unem Propósito, Estratégia e Execução de forma eficiente.
Com OKRs, as empresas alinham Execução com Estratégia e Propósito o tempo todo. A metodologia tira o Propósito e a Estratégia das salas de reunião e os coloca no dia a dia das pessoas, de forma clara e acessível.
Quais os benefícios de implementar o OKR na prática?
A lista de benefícios dos OKRs é longa: Foco, Alinhamento, Transparência e Engajamento
Foco. Objetivos claros da empresa definem o que é mais importante. Consequentemente, os objetivos são comunicados ampla e regularmente.
Alinhamento. Funcionários e equipes definem objetivos que apoiam os objetivos da empresa. Para isso, os objetivos são medidos usando os resultados chave quantitativos.
Transparência. Metas, objetivos e resultados chave são compartilhados de forma transparente em toda a organização. Sem silos e sem política.
Engajamento. Os funcionários são capacitados e habilitados para definir como podem contribuir. Como resultado, eles são motivados e entregam seu melhor para executar o trabalho.
Você não pode ignorar que existe uma ferramenta que pode salvar seu objetivo e a sua estratégia de ficarem irrelevantes, incompreendidos e desconsiderados.
Portanto, para evitar o fracasso na execução da sua estratégia, precisa conhecer o que são os OKRs e suas vantagens e benefícios.
Aprenda mais sobre OKR e garanta uma execução eficaz da sua Estratégia. Contate um especialista e conheça como podemos ajudar na sua organização.