Conheça o framework que permite criar não apenas grandes produtos, mas grandes empresas!
Respeitando um dos pilares do OKR que é a troca de conhecimento, aqui na FIXE estamos sempre trazendo novos insights e muitas vezes eles aparecem por meio de dicas de literatura.
Neste contexto, a sugestão de hoje é o livro “OKR: Foco Total nos Resultados”. Foi escrito por Christina Wodtke, uma empresária americana com especialização em Design Thinking, Arquitetura de Informação e sistemas de gestão, que é uma das referências em OKR.
Se a sua ideia é saber mais sobre OKR e os principais estudiosos sobre o segmento, essa publicação é para você. Confira na sequência quais os pontos fundamentais abordados na obra de Christina Wodtke. Boa leitura!
O que é OKR?
A autora aborda conceitualmente o que é e qual a proposta do OKR, mostrando como eles contribuem para o alcance de objetivos previamente estabelecidos pela organização.
Neste contexto, Christina discorre sobre como a metodologia deve ser aplicada. Sugere definir metas claras e inspiradoras para potencializar o foco e engajamento dos profissionais, visando a integração dos colaboradores com o propósito corporativo das empresas.
Mostra como esta poderosa ferramenta deve ser praticada. Enfatiza que o sucesso consiste em gerar impacto na organização ao invés de simplesmente colocar check em caixinhas.
Neste livro Christina encoraja para idealizar e criar grandes empresas, além de grandes produtos, com clareza e rapidez.
Como OKR deve ser implementado?
No livro, é realizada a defesa de que esse mecanismo precisa ter como pilar a participação de toda a equipe, por meio de uma comunicação clara e eficiente entre todos os departamentos.
Essa transparência, na avaliação da autora, é o que prevê definir ações claras a serem realizadas por cada grupo de trabalho.
Além disso, a metodologia estabelece que as etapas do projeto precisam ser revisadas com frequência para, caso seja necessário, ajustes sejam feitos pensando em otimizar a performance das entregas previamente estabelecidas para as equipes.
Neste contexto, de acordo com a abordagem da obra, OKR precisa ser inserido dentro de uma organização, cumprindo as seguintes etapas:
- Definir de forma clara quais são os objetivos a serem cumpridos;
- Estabelecer resultados-chave para se alcançar em cada etapa do processo;
- Elaborar estratégias de adesão ao OKR em equipes de tamanhos e contextos organizacionais diferenciados;
- Acompanhar e revisar os processos para realinhar rotas quando necessário;
- Monitorar os resultados para medir a performance do projeto.
A Metodologia de Implantação de OKR da FIXE consiste em um processo Cíclico de Transformação e Crescimento Organizacional, testado e com eficiência comprovada, para elevar o nível de competitividade da sua organização.
Quais são as vantagens do OKR?
Além da forma de implementação e qual a definição conceitual da metodologia, a autora mostra os benefícios que o framework proporciona ao ambiente corporativo. Confira alguns dos diferenciais do método para as empresas!
- Trabalhar com equipes alinhadas em torno de objetivos comuns;
- Mais foco e clareza nas demandas prioritárias;
- Aumentar a motivação e criar a sensação de pertencimento nos profissionais;
- Maior transparência e sinergia entre os times dentro da empresa.
Quais são os erros que devem ser evitados ao definir OKR?
Se por um lado abordamos o passo a passo que a obra mostra para adesão ao OKR, também é importante enfatizar equívocos que devem ser evitados. Veja alguns que são destacados no livro:
- Definir objetivos vagos e genéricos;
- Criar resultados-chave sem possibilidade de mensuração;
- Deixar de revisar OKR de forma regular;
- Não criar um ambiente seguro, transparente e de feedback constante.
Conclusões
Se seu sonho é ter uma empresa melhor, colaboradores melhores, processos melhores e resultados melhores, o Poder do OKR será a principal alavanca de realização.
Mais importante que apoiar uma ideia será cuidar do tempo necessário para concretizar ela.
Christina incita a aprender continuamente a se adaptar às mudanças, em uma dança contínua entre: analisar os objetivos e resultados, realizar ajustes rápidos e incorporar novas informações, para que sua empresa se mantenha competitiva.
Como disse Andy Grove, mais importante do que você sabe, é o que você fará com o que você sabe, portanto, a execução é o que mais importa e Christina Wodtke reforça que a execução disciplinada é um fator crítico para o sucesso.
Ao adotar e dominar o framework OKR, as empresas podem alinhar esforços, medir progressos e alcançar resultados extraordinários, transformando suas culturas e impulsionando a inovação.
Se você gostou até aqui? Recomendamos a leitura completa do livro: Foco Total nos Resultados
Se ficou interessado em saber mais sobre O Poder do OKR, não duvide em nos contatar.