Blog

Qual é o impacto do OKR na produtividade?

OKR performance

O OKR (“Objectives & Key Results”) é uma metodologia de gestão estratégica cujo foco é definir e alcançar objetivos específicos. A estratégia OKR é tão poderosa que além do Google, até as gigantes, como a P&G, Locaweb, Airbnb, Twitter, Linkedin, já a adotaram. Mas afinal, quais são os principais benefícios do OKR para a sua gestão? Qual é o impacto do OKR na produtividade? 

 

Quando é que a sua empresa precisa de OKR?

Quando as empresas estão começando, é relativamente fácil manter toda a equipe alinhada. A equipe é pequena e, portanto, não há muita distância entre os membros das diferentes áreas ou equipes. Por outro lado, os objetivos também são claros: ainda está tudo para ser alcançado. À medida que a empresa ou área cresce, tudo isso muda. 

A distância entre a gestão e os diferentes departamentos torna-se naturalmente maior. Então, é muito mais provável  que os objetivos e a mensagem se percam pelo caminho. É aqui que entra o OKR: ao seguir uma estratégia baseada em objetivos, é mais fácil que todos entendam o rumo do negócio. O que eu quero dizer é que,  para passar de start-up a “tubarão” do mercado, definitivamente precisa de OKR.

 

Como funciona o método OKR? 

O método OKR funciona com base na definição de objetivos para cada equipe, de acordo com a missão, a visão e estratégia da empresa. O primeiro passo é definir os seus objetivos qualitativos: o que desejo alcançar? O segundo é pensar como é que podemos mensurar esses resultados e definir metas quantitativas – os “Key Results”

O ideal é manter o foco em objetivos a curto-prazo. Defina ciclos rápidos (por exemplo, de 2 ou 3 semanas, 1 mês) para gerir os objetivos de forma ágil e eficiente. Este ritmo acelerado não deixa que a sua equipe desmoralize e traz resultados sólidos para a gestão da sua área de negócio ou organização. 

 

Porque é que o OKR ajuda a aumentar a produtividade?

 

Metas tangíveis e mensuráveis 

Sem dúvida, uma das maiores vantagens do OKR é dar à sua equipe metas tangíveis e mensuráveis. Assim, no final de cada ciclo, a equipe tem noção dos resultados (reais) do seu esforço. Cada meta que a equipe atinge torna-se uma “conquista” e todos se mantêm motivados para continuar a crescer. Isto faz com que nunca desistam de melhorar e, claro, traduz-se em mais produtividade.

 

Definir prioridades

Outra das grandes vantagens do OKR é definir prioridades claras. É muito fácil que um departamento se disperse e dê importância a coisas que são, na verdade, secundárias. Por isso é que definir objetivos claros – tanto qualitativos como quantitativos, é fundamental. Todos vão estar focados em atingir os objetivos que definiu e só depois passam para os outros temas.

 

Alinhar toda a equipe

O OKR tem a grande vantagem de alinhar toda a equipe, desde o funcionário que atende o público até à Gestão, passando pelo Marketing, à volta de um objetivo ou missão. Todas as pessoas percebem que são fundamentais para que a máquina funcione e o resultado é uma equipe mais unida, a remar na mesma direção e a lutar pelas mesmas metas. A partir daí, também se torna mais fácil perceber porque é que a produtividade aumenta nas empresas que adotam o método OKR. 

 

Análise de Resultados

Como definimos os nossos key results, avaliar os resultados torna-se muito mais simples e fácil. Isso significa que também podemos corrigir erros e falhas rapidamente, ou seja, implementar correções e mudanças no método de trabalho que permitam alavancar a produtividade. Aliás, é possível mensurar os seus resultados à medida que o projeto avança, de forma a avaliar o progresso. Bem-vindo aos processos de alta-performance! 

 

Simplicidade

Finalmente, não podemos menosprezar a simplicidade do OKR. Há muitas estratégias de gestão que são extremamente complicadas de perceber e (sobretudo!) de aplicar. O OKR é uma metodologia que pode pôr em prática já amanhã e toda a pirâmide organizacional vai entender, sem precisar de meses de transição ou de aprendizado. 

 

Quer saber mais sobre OKR? 

 Assista ao webinar gravado: 

 

OKR + Agile: Como potencializar a agilidade organizacional 

 

Conclusões

Depois do explicado acima, fica claro que o OKR agiliza processos, é fácil para as pessoas e permite cumprir os nossos projetos com sucesso. Então, realmente não nos surpreende que as principais empresas do mercado estejam rendidas a esta metodologia. Como diria a Rita Lee, “agora só falta você!”. Fique atento ao nosso blog e aos nossos webinars para aprender mais sobre OKR e entender como estas três letras podem assegurar a sobrevivência da sua empresa nesta nova economia digital. 

 
 
Gostou?? Compartilhe!! 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima