Blog

Certificação PMP – A ajuda de um poderoso recurso

Conheça mais um instrumento que poderá ajudá-lo na etapa de preparação da certificação PMP®. É uma ferramenta útil na assimilação e no registro de conhecimentos, textual, ilustrada, sintética, organizada e nivelada.

Bem, você que já navegou por várias ferramentas de busca na Internet procurando aquela dica salvadora para sua preparação para o exame da certificação PMP®, encontrou este texto e o está lendo ansiosamente para encontrar  “a dica”  procurada por todos que irão fazer a prova.

Gostaria de contar como no meu treinamento e estudo para a certificação, consegui ótimos resultados com a ajuda de um simples e interessante recurso.  

 

Acontece que cada um de nós tem a sua melhor maneira de aprender. É isso mesmo, a dica que serve para uma determinada pessoa, não necessariamente servirá para outra.

Quando me certifiquei, imprimi bastante material pesquisado na Internet, depois de filtrá-lo. Mas cuidado com os documentos desatualizados. Depois de imprimir, colei nas paredes do escritório, nas portas dos armários, gerei imagens com questões e usava como screen saver do computador, ou seja, para onde eu olhava eu via alguma coisa relativa ao exame que deveria compreender.

Foi uma fase em que comia, bebia, respirava e sonhava com a certificação!  

Mas, algo diferente me ajudou muito: o mapa mental. É algo simples, e que a maioria de nós utiliza sem sequer notar ou saber.

Você conhece o que é?

Os mapas mentais são modelos que permitem a diagramação do pensamento no formato não-linear, assumindo o tipo de estrutura que a memória tem. De fato, o aprendizado humano obedece a essa sistemática. Aprendemos e memorizamos fazendo relações entre aprendizados anteriores, em uma complexa rede neural. Os mapas, portanto, são instrumentos que permitem simular, de certa forma, o que o nosso cérebro faz ao aprender e guardar informações. Permitem sistematizar o pensamento, auxiliar o aprendizado e a assimilação.  

O Mapa mental serve para muitas coisas, desde fazer a lista de supermercado, até ajudar em levantamento de processos, e você não precisa de nenhum software para isso.

É uma ferramenta totalmente visual de comunicação, poderosa, sem deixar de ser estruturada. 

Vc sabe como fazer um mapa mental?

 

Eis aqui um passo-a-passo muito simples:

Material a utilizar:

Folha de papel branco de lado (paisagem)

Lápis ou canetas coloridas

Marcadores de Texto

Figuras autocolantes

 

Passo 1: Selecionar o assunto a ser mapeado

Passo 2: Escrever no meio da folha o nome do assunto

Passo 3: Fazer “galhos” o mais próximo possível do centro, grudados ao tema central e com ondas. Colocar as idéias básicas de ordenação ou subtópicos equivalentes nos galhos.

Passo 4: Traçar linhas mais finas a partir do final do subtópico para registrar informações relevantes. Sempre que possível usar figuras, símbolos ou gráficos ao invés de palavras.

 

Para fazer um mapa mental que ajude no exame de certificação PMP, na folha de papel (de preferência o verso da folha já impressa, para preservarmos algumas árvores) escreva no centro, por exemplo, um dos processos do PMBOK® Guide. Trace algumas linhas a partir do nome que você escreveu no centro da folha, e no final de cada linha escreva cada entrada. Faça o mesmo para cada saída. Associe a cada entrada e saída, artefatos e outras informações, com a ajuda de outras linhas. Pronto, seu primeiro mapa mental daquele processo já está no rascunho.

Esta aí, é mais uma dica para ajudar na conquista da certificação.

Para quem não conhece mapa mental, é mais fácil fazer, do que descrever como se faz.

Tente evoluir para todos os processos e você poderá identificar lacunas, ou falhas, no seu aprendizado. Já será um lucro enorme.

Bom treinamento, e boa prova!!.

 

PMP e PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

2 comentários em “Certificação PMP – A ajuda de um poderoso recurso”

  1. Obrigado pelos comentários. E esperamos que ajude na sua preparação para a prova. Se quiser ajuda, ou tiver dúvidas coloque aqui.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

Rolar para cima