Blog

Poderosa Ferramenta de Comunicação para os Stakeholders

Os Milestones são a forma mais abrangente de monitorar a execução de um projeto. Conheça-los!

Você sabe o que é um Milestone?

Vem do Inglês, e significa uma marca de milhas, Mile: milha e Stone: pedra.   

Um “Milestone” ou Data Marco, segundo o glossário do PMBOK® Guide, é apenas “Um ponto ou evento significativo no projeto”. No cronograma é representado por uma tarefa de duração zero que significa alcançar um ponto importante no projeto. As datas marco são uma forma de conhecer o avanço do projeto sem estar familiarizado com o projeto e constituem um trabalho de duração zero porque simbolizam uma conquista, um ponto, um momento no projeto. 

 

No cronograma dos projetos deverão existir várias datas marco, que informem a data estimada em que está previsto cumprir com uma atividade, e depois, a execução se compare com a data real. Em muitos projetos, se referenciam somente estes milestones, e é muito comum que somente eles sejam de interesse para um comitê de diretores ou para o sponsor, que revisa os projetos em uma organização. Em tal sentido, os milestones, são a forma mais abrangente de monitorar a  execução de um projeto. Se alguém está construindo uma ponte, o prefeito da cidade se interessará pelos milestones e não pelo cronograma, por exemplo: “na sexta finalizaram as colunas”, “semana próxima finalizará o primeiro tramo da ponte”, dentre outros.

  

Entre os conselhos típicos, se recomenda colocar alguns milestones dentro do plano somente como sinal de que se chegou em um ponto importante no projeto. Desta forma, se define um tabuleiro de controle para todos os projetos, no qual se indicam, por exemplo, os pontos que foram cumpridos, qual está próximo, qual está atrasado, etc.  

PMBOK é marca registrada do Project Management Institute, Inc.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

6 comentários em “Poderosa Ferramenta de Comunicação para os Stakeholders”

  1. Kauê,

    O relatório de milestones deve ser apresentado periodicamente para o patrocinador e principais stakeholders, indicando a informação que seja relevante para eles acompanhar o projeto. É especificamente um relatório gerencial, portanto devem ser considerados como milestones as atividades que sejam importantes para eles. Olhe desde a óptica deles na definição de tais datas marco.

    Abraços!

  2. A única dificuldade que eu ainda não entendo e que confundo ao coordenar projetos é se as ENTREGAS não poderiam ser os próprios MILESTONES do projeto, pois as considero como os pontos cruciais. Embora, como a própria pratica tem me revelado, talvez muitas entregas estejam dentro de um unico milestone.

    Por exemplo, no desenvolvimento de um equipamento eletronico, um milestone seria a aprovação do prótipo, onde estao inseridas as entregas de circuito eletronico interno, gabinete/chassi, documentação técnica, testes laboratoriais e confecção do manual do usuario.

    Seria mais ou menos isso?

  3. Oi Maira Angélica.

    Gostei do exemplo da ponte! Para iniciantes como eu no estudo de gerenciamentos de projetos, tais exemplos facilitam muito.

    Abraços,

    Roberta.

  4. Olá,

    E tem mais um fato muito importante a respeito de marcos do projeto.

    Marcos do projeto são como paredes e, portanto, não podem ser mudados a bel-prazer. Marcos são compromissos e devem ser respeitados.

    Abraços,
    Fladhimyr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

Rolar para cima