Blog

Biblioteca FIXE: Sugestões de Leitura

Apresentamos aqui uma coleção de títulos, recomendamos sua leitura para acrescentar o desenvolvimento de soft skills, para complementar seus conhecimentos técnicos ou simplesmente para conhecimento geral.

Apresentamos aqui mais de 100 títulos, recomendamos sua leitura para acrescentar o desenvolvimento de soft skills, para complementar seus conhecimentos técnicos ou simplesmente para conhecimento geral.

Registre seus dados aqui para receber via e-mail nossas recomendações de leitura e a inclusão de novos títulos nesta página!!

Gosta realmente de ler? Então tenho certeza que gostará de saber sobre Os benefícios da Leitura para o Cérebro

Veja nossa galeria de Títulos para selecionar o livro do seu interesse. Indicamos o título do livro, seu autor e um breve resumo para ajudar você na sua pesquisa.

Não encontrou o livro que procurava? Conte-nos sua necessidade, com muito prazer ajudaremos!! Desejamos boa leitura!

Teria algum livro para indicar? Envie para nós suas sugestões!!

Gostou? Compartilhe!

 


“O Jeito Zuckerberg de Fazer Negócios: Como o Ceo mais Improvável do Mundo Construiu o Facebook”, de Ekaterina Walter

O Jeito Zuckerberg

A criação de Mark Zuckerberg mudou a maneira como o mundo se comunica, se engaja e consome a informação. Mas o que Zuck fez para conseguir a ascensão meteórica do Facebook? A resposta está neste livro que apresenta os 5 P’s (paixão, propósito, pessoas, produto e parcerias) do sucesso do Facebook aplicáveis em qualquer empresa ou negócio.


 “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey
  1412594_530624047015812_20950414_o
Um dos livros mais influentes do século XX no mundo dos negócios, apresenta os princípios fundamentais da eficácia humana, sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios corretos, no qual está baseado o sucesso.

“A Geração Y no trabalho” de Nicole Lipkin. 

Geração Y.aspx

Saiba o que motiva os jovens Ys, porque eles agem do jeito que agem, saiba administrar seus pontos fortes e seus pontos fracos. Fique antenado com o novo cenário corporativo e entenda o potencial desses jovens super talentosos. Conheça como ajudar na transição pacífica dessa geração para o ambiente de trabalho!! 


“Capital Intelectual”,  de  Thomas A. Stewart

Capital-Intelectual

O principal objetivo deste livro é mostrar como descobrir, gerenciar, desenvolver o capital intelectual – o ativo mais indispensável das empresas – e oferecer uma estrutura sobre a qual os profissionais de negócios possam desenvolver estratégias úteis e valiosas para competir na Era da Informação. É o primeiro livro a mostrar como transformar o conhecimento não aproveitado e não mapeado de uma organização em sua maior arma competitiva.


“Motivação 3.0”, de Daniel Pink

Motivaçao 3.0

Em Motivação 3.0, Daniel Pink nos prova que a motivação à base de recompensas e punições já não é mais eficiente. Os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e nosso nível de satisfação pessoal e profissional que nos fazem buscar um melhor desempenho e resultado no que nos propomos a fazer.


“Más Productivos”,  de  Martín Alaimo

Mas Productivos

Atuar em equipe é principalmente uma atividade social, portanto, a maneira mais eficaz de melhorar os resultados é melhorar as relações entre os membros e não apenas focar nos processos e nas tarefas que desempenham. É justamente este o tema do livro de Alaimo: a gestão das relações interpessoais visando desenvolver equipes mais produtivas. Mais informações pelo link: http://ow.ly/ruUUe


“A Estratégia em Ação” de Robert Kaplan e David Norton 

Estrategia em Ação

Saiba como diversos executivos utilizam o Balanced Scorecard para orientar o desempenho atual e focalizar ações para o futuro. Os autores apresentam algumas medidas úteis para melhorar metas como desempenho financeiro, conhecimento do cliente e processos internos.


 “A Meta: Um processos de Melhoria Contínua” de Eliyahu M. Goldratt

A Meta

Os autores buscam, nesta obra, motivar a evolução do ser na forma de raciocinar, aumentar a habilidade de desenvolvimento e identificar os problemas, apontando rápidas soluções. Descubra o que você precisa mudar e qual o motivo dessa mudança com a ajuda de Alex Rogo, o personagem que precisa tirar sua fábrica do sufoco para ganhar uma promoção.


“A Meta na Prática” de Eliyahu M. Goldratt

A Meta na Pratica

TOC (Theory of Constraints – Teoria das restrições) foi criada na década de 1970, quando seu autor envolveu-se com os problemas da logística da produção. Na década de 1980, ele publicou ‘A Meta’, escrito em forma de romance e que mostra as dificuldades de um gerente de fábrica. Seguindo a evolução de seu sistema, Goldratt desenvolveu processos de raciocínio lógico que poderiam ser aplicado à produção, depois de implantada a TOC, permitindo superar as novas dificuldades num processo de otimização contínua. Os processos de raciocínio lógico no século XXI ultrapassaram a área administrativa e são usados em outras áreas do conhecimento humano. O processo de otimização contínua (que é a base de todos os aplicativos da TOC), contém 5 etapas – Identificar a restrição do sistema; Explorar a restrição do sistema; Subordinar tudo o mais à decisão acima; Elevar a restrição do sistema; Se num passo anterior a restrição for quebrada, deve-se voltar ao passo 1, sem deixar que a inércia se torne a restrição do sistema. A ênfase desta obra recai no conhecimento de como conduzir a empresa à mudança e os exercícios com o simulador mostram como identificar, na prática, o problema e chegar rapidamente à sua solução e ao desempenho otimizado da produção.


“Competindo pelo Futuro”, de Gary Hamel e C.K. Prahalad

1535728_565312270213656_310764676_n

Este livro apresenta um painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. Funciona tanto como um manual para empreendedores quanto como um guia para a criação dos mercados de amanhã. Os autores desafiam os executivos a desenvolver a capacidade de previsão do setor, a definir uma intenção estratégica, a alavancar recursos e a revitalizar o processo da criação de novos negócios


“40 + 4 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento”, de Merhi Daychoum

1546416_568248413253375_1263625575_n

Este livro apresenta de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e melhoria do Gerenciamento. Este trabalho procurou possibilitar uma visão geral e mostrar os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Benchmarking, Brainstorming, Modelo 5W2H, Gráfico de Gantt, Curva “S”, Diagrama Espinha de Peixe, WBS, Método Delphi e diversas outras ferramentas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de várias áreas de conhecimento da administração.


“A Quinta Disciplina” de Peter M. Senge

A quinta disciplina

O livro sugere uma visão sistêmica de vida, do mundo, e de todos os aspectos da vivência humana. Trata-se de um livro de larga utilização nos meios organizacionais e administrativos, pois sugere uma visão mais ampla para administração, começando pela maneira de ver e encarar a vida pelo próprio administrador. Os tópicos abordados no livro são cinco disciplinas, sendo cada uma delas crucial para o sucesso das outras. Dando mais ênfase para a quinta disciplina-raciocínio sistêmico como “o alicerce de organização que aprende”.


“Estratégico Livro da Liderança” de Jeffrey Gitomer

Livro Estrategico da Liderança

O novo livro de Liderança da Editora M.Books escrito pelo consagrado autor Jefrey Gitomer ajudará você a entender sua situação, a identificar suas oportunidades, a criar seus objetivos, a executar agindo e delegando, e a estabelecer uma posição de liderança por meio de entusiasmo, brilhantismo, ação, colaboração, resiliência e realização.


“Fundamentos em Gestão de Projetos” de Marly Monteiro de Carvalho e Roque Rabechini Jr.

Fundamentos em GP

Este livro apresenta um recorte que o difere dos demais publicados neste campo de estudo. Sem deixar de abordar as práticas gerenciais adotadas na última versão do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), o texto enfatiza a importância do gerenciamento de projetos em termos organizacionais. Ou seja, dedica boa parte de seu conteúdo na apresentação e estudo de temas, como: maturidade, competências em gerenciamento de projetos, bem como carteira (portfolio) de projetos, estruturas e estratégias organizacionais.


“Tenha Calma!” de Vera Martins

Tenha Calma

Este livro traz uma reflexão sobre a raiva, uma emoção natural no ser humano, mas pouco compreendida no ambiente de trabalho. Além disso, mostra como entender seu processo, seus ‘gatilhos’ e seus impactos na saúde mental, emocional, física e comportamental das pessoas. A proposta é oferecer ao leitor ferramentas para a promoção de seu autoconhecimento e de um modelo mental fortalecido o suficiente para a aquisição de uma maturidade emocional sólida. Só assim, ressalta a autora, será possível administrar a raiva de forma eficaz e ser feliz no trabalho.


“Comunicação É Tudo ! – Os Segredos dos Maiores Comunicadores de Negócio do Mundo” de Carmine Gallo

Carmine Gallo

Com “Comunicação é Tudo!”, o leitor terá um guia que o ensinará como ser mais eficaz em romper com a desorganização e desenvolver e transmitir as mensagens mais importantes. De negócios à política, aqueles que prendem a atenção das pessoas, em suas vidas pessoais ou profissionais, são mestres em desenvolver e transmitir suas mensagens. Profissionais do mundo dos negócios, de todos os níveis de uma organização, se beneficiarão com as entrevistas, as histórias, os perfis e as técnicas demonstradas neste livro. As platéias contemporâneas estão habituadas a seis segundos de discursos rápidos, de apresentações de PowerPoint e de muitos outros desafios ímpares. Este é o único livro que revela os segredos da apresentação por trás dos maiores CEOs e líderes, e a maneira como encantam as platéias mais difíceis da atualidade.


“Gestão de Projetos” de Luiz César de Menezes

Gestão de Projetos

Este livro apresenta os principais conceitos consagrados e instrumentos que comprovam a eficácia de um projeto. Além de portar conceitos fundamentais para todo o ciclo de vida de um projeto, é uma ferramenta nas mãos de quem irá gerenciar ou deseja conhecer o que vem a ser um projeto e todos os seus desdobramentos.


“De la Insatisfacción al bienestar” de Adriana Hercovich

De la Insatisfaccion al bienestar

Uma historia inspiradora que coloca ao alcance de todos a possibilidade de empreender a viagem em busca do bem-estar.


Inteligência Positiva de Charmine Shirzad

Capa Inteligencia positiva.indd

A “Inteligência Positiva” mede o percentual de tempo que sua mente age em seu favor em vez de sabotando você. Enquanto seu QI e seu QE (inteligência emocional) contribuem para seu potencial máximo, é seu QP (quociente de inteligência positiva) que determina o quanto desse potencial você realmente alcança. Shirzad Chamine mostra como é possível aumentar o QP para melhorar seu desempenho tanto na esfera profissional quanto pessoal.


“Equilibrio e Resultado” de Christian Barbosa

Equilibrio e Resultado

Neste livro, repleto de pesquisas atualizadas e estudos de caso, você encontrará um teste para identificar seu perfil e descobrirá o que deve fazer para fortalecer o lado da balança que está em desvantagem. Você provavelmente pensará em mil coisas e estabelecerá diversas metas, mas é importante não cair na armadilha de deixar esse trabalho para depois. Em Equilíbrio e resultado, você aprenderá a selecionar e organizar suas ideias, colocando-as em prática por meio de estratégias como: • Desenvolver um modelo mental orientado para a realização. • Ter clareza do que é realmente importante. • Eliminar a fadiga mental gerada pelo excesso de informação. • Buscar fatores de incentivo ou dar a si mesmo pequenas recompensas. Se você acha que precisa sair da situação em que está, mas não sabe como, este livro é uma importante ferramenta para ajudá-lo a refletir e dar o primeiro passo em busca dos seus sonhos.


“O 8º Hábito” de Stephen Covey

8 habito

Hoje em dia, não basta somente ser uma pessoa ou uma organização eficaz, mas são necessárias a realização, a execução apaixonada e a contribuição significativa, em uma ordem de grandeza e dimensão diferentes. Os sete hábitos para as pessoas altamente eficazes continuam relevantes mas Covey afirma que os novos desafios e a complexidade com que nos deparamos em nossas vidas e relacionamentos pessoais, em nossas famílias, em nossas vidas profissionais e em nossas organizações são de uma ordem de grandeza diferente e exigem uma nova atitude mental, uma nova habilidade, um novo conjunto de ferramentas… um novo hábito. Esse 8º Hábito é o de encontrar a própria voz e inspirar outros a encontrar a deles.


“A Tríade do Tempo” de Christian Barbosa

capa triade do tempo

Considerado o maior especialista em gestão do tempo no Brasil, Christian Barbosa oferece uma solução definitiva para quem deseja uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus sonhos. Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um inovador método de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida e se tornar mais produtivo.


“Quebre todas as regras” de Marcus Buckingham

quebre-todas-as-regras

Este livro é o resultado de dois estudos realizados pela Gallup ao longo de 25 anos. O primeiro procurou responder: “Do que os funcionários mais talentosos precisam em seu local de trabalho?” Foram entrevistados mais de 1 milhão de trabalhadores de uma ampla gama de empresas e países. A principal conclusão foi: funcionários talentosos precisam de grandes gerentes. Eles podem entrar para uma empresa pelos benefícios generosos e programas de treinamento, mas o tempo que permanecerão na companhia e o grau de produtividade que terão enquanto estiverem lá serão determinados pelo relacionamento com seu supervisor imediato.


“O Poder da Mente” de Arthur Winter e Ruth Winter

O poder da mente

Neste livro, você lerá descrições de exercícios para várias funções cognitivas e sobre as teorias em que se baseiam. Com eles, você aprenderá a habituar o seu cérebro a se exercitar e a aumentar seu poder de concentração. Nele são descritas  técnicas criadas para tirar o máximo proveito da sua inteligência, estimulando-o e ajudando-o a desenvolver e a manter o seu cérebro próximo da sua capacidade máxima.


“Gestão de Mudanças” de Vicente Gonçalves e Carla Campos

Gestao de mudancas

No primeiro capítulo do livro é conceituada a gestão de mudanças, seus personagens, estratégias e modelos aplicáveis. Em seguida são abordados o conjunto de boas práticas, a metodologia e as ferramentas que os autores chamam de HCMBOK – Human Change Management Body of Knowledge, que foi concebido relacionando-se atividades de gestão de mudanças com as etapas tradicionalmente seguidas na gestão de um projeto. Por fim, os autores elencam as competências que julgam essenciais ao gestor de mudanças e apresentam dois cases, um de sucesso e outro de fracasso. Os princípios e as práticas aqui apresentados podem ser aplicados a qualquer tipo de mudança. O principal objetivo é fornecer ao leitor uma referência para a gestão das atividades essenciais do fator humano em projetos de mudanças, sem ter a pretensão de ser exaustivos no tema.


“Agil Mente” de Estanislao Bachrach

agilmente_estanislao_bachrach

Este livro trata sobre nosso talento mais prezado e único: a habilidade de imaginar e ser mais criativos. A sua leitura ajudará a desenvolver todo seu potencial e a entender o mecanismo do seu próprio aprendizado, a compreender como utilizar os sentidos, a aumentar a memória, a focar a atenção, a controlar as emoções negativas e a disfrutar das positivas. Deixe se levar em uma viagem alucinabte e divertida até o mais profundo de seu cérebro, pois uma vez que o conheça, sua vida mudará para sempre.


Como pensar igual a Steve Jobs” de Daniel Smith

Como pensar igual Steve Jobs

Um gênio. Uma inspiração. Um perfeccionista. Um rebelde obstinado. Essas são algumas das expressões mais usadas para descrever um dos maiores e mais importantes inovadores do mundo contemporâneo: Steve Jobs. Criador de adorados ícones de tecnologia – e de design – como o iPhone, o iPod, o Mac e o iPad, Jobs sem dúvida deixou sua marca no mundo, revelando características únicas como o amor pela inovação, pela simplicidade, pela criatividade e pelo design. Daniel Smith faz um saboroso panorama de todas essas características e de tudo o que Jobs fez e disse, na tentativa de inspirar todos nós a trazer um pouco de sua genialidade ao nosso dia a dia. Entre outras coisas, você vai aprender como é importante: • Quebrar algumas regras • Ir atrás das pessoas certas – e na hora certa • Transformar a adversidade em vantagem • Sonhar grande.


“A nova era da Gestão de Pessoas” de Daniel Goleman

A nova era

Este livro é uma compilação das principais contribuições de pensadores que permite ao gestor conhecer de forma rápida e consolidada as idéias centrais da Gestão de Pessoas, e oferece a combinação ideal entre o rigor acadêmico e a acessibilidade de leitura, além de servir de importante fonte de pesquisa para profissionais e estudantes de Administração. A obra expõe os alicerces da Gestão de Pessoas de forma prática e agradável.


“Comunicação Empresarial na Prática” de Sandra H. Terciotti e Isabel Macarenco

Comunicaçao Empresarial

O livro Comunicação empresarial na prática aborda conceitos fundamentais para estudantes e profissionais interessados em aperfeiçoar sua comunicação com o público interno e externo das organizações, utilizando-se de um código adequado que lhes proporcione retorno apropriado e eficaz.


“O Gerente também é Gente” de André Barcaui

gerente-tambem-e-gente-andre-b-barcaui-13921-MLB3335713073_102012-O

Tem um projeto e está inseguro em como conduzi-lo? Você se sente perdido ao assumir seu novo cargo de gerente? Não sabe se foi promoção ou castigo? André Barcaui combina com perfeição conceitos, técnicas e o bom humor para tentar responder as perguntas acima. Com isso, construiu um romance instigante, com uma abordagem diferente e leve, prendendo o leitor até a última página.


“Mais Rápido, Barato e Melhor” de Michael Hammer

mais rapido

Com base em mais de uma década de pesquisa para entender os elementos básicos da execução do trabalho em empresas de todos os setores imagináveis – de refinarias de petróleo a desenvolvedores de software e hospitais -, este livro mostra como utilizar o poder dos processos de ponta a ponta para obter mais lucro e maior competitividade.


“PMO – Escritório de Projetos, Programas e Portfolio na prática” de André Bracaui (Organizador)

PMO

Este livro deixa claro a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos. Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.


“Como Mudar o Mundo: Gestão de Mudanças 3.0” de Jurgen Appelo 

Jurgen Appelo

Aprenda sobre gestão de mudanças. Muitas pessoas são péssimas em influenciar outras pessoas a mudarem organizações. Mas, se você levar a sério, você pode aprender a ser um agente de mudança mais eficiente. É pegar, largar, ou mudar.


“O2 – Organizações Orgânicas” de Renan Carvalho

Organizações Organicas

Com linguagem extremamente fluida, agradável, dinâmica e objetiva, o autor traça todas as premissas de um modelo ultrapassado de administração, denominado de Comando e Controle, para subvertê-las (no bom sentido, é claro) em premissas orgânicas, onde a atividade empresarial está voltada para gerar felicidade não apenas aos sócios, mas principalmente aos clientes e colaboradores.


“Agile: Desenvolvimento de Software com entregas frequentes e foco no valor de negócio” de André Faria Gomes

Agile Andre Farias

Nesse livro, André Faria Gomes, renomado coach e líder de equipes, explica como os diferentes sabores de Agile podem fazer um projeto de sucesso. Aprenda como o Kanban, XP e Scrum podem ser usados em conjunto e onde cada um dos métodos se complementa, além de conhecer dicas para adotar as metodologias no seu dia a dia de trabalho.


“Reuniões Visuais” de David Sibbet

Reunioes Visuais 1

Um guia atualizado para o século XXI sobre como se usar as mais recentes técnicas de pensamento visual com seus grupos e equipes, Reuniões Visuais traz diversas ferramentas e dicas para destravar a criatividade, a colaboração e o pensamento inovador. – Use registros gráficos, planejamento visual, roteirização, mapeamento de ideias e técnicas similares. – Promova apresentações melhores sem recorrer ao Powerpoint. – Faça consultoria e vendas com gráficos e ferramentas visuais. – Vá além do papel e dos quadros-brancos, até os tablets, iPads e outras mídias. – Torne todas as reuniões mais interessantes e produtivas. – Melhore tanto o trabalho presencial quanto o trabalho virtual com seus grupos. – E muito mais…


“Super Apresentações” de Joni Galvão e Eduardo Adas

Super apresentacoes

O que diferencia a boa empresa não é só sua competência ou o ineditismo daquilo que faz. A empresa que tem visâo sabe a que veio e é capaz de compartilhar a sua expertise para que outros também alcancem seus objetivos. (…) E é justamente esse “pulo do gato” que este livro mostra. Tenho certeza de que, ao lê-lo, alguns velhos conceitos cairão por terra e você ficará incomodado, querendo chegar logo a sua empresa para rever aquelas apresentações que, no fundo, você nunca achou lá grande coisa…


“Planejamento e Controle de Obras” de Aldo Matos

Aldo Mattos

Este livro apresenta assuntos como técnica PERT/CPM, estrutura analítica do projeto, diagramas de rede, cálculo de duração das atividades, caminho crítico, folga, nivelamento de recursos, análise probabilística de prazos, acompanhamento de obras, entre outros. Ao longo dos capítulos, o autor detalha cada passo apresentando a teoria, apontando as práticas, mostrando os erros mais comuns e oferecendo ao leitor exemplos e estudos de casos.


“Desenhando Negócios” de Dan Roam

Desenhando negocios

“Não há maneira mais convincente de provar que conhecemos bem alguma coisa do que fazer um desenho simples do tema em questão. E não há modo mais impactante de enxergar soluções ocultas do que pegar uma caneta e desenhar algumas figuras relacionadas ao problema.” É o que diz Dan Roam neste best- seller internacional que prova como um simples desenho em um guardanapo pode ser mais poderoso que a mais sofisticada apresentação em PowerPoint.


“DESIGN THINKING – Uma metodologia poderosa para decretar o fim de velhas ideias” de Tim Brown

Design Thinking Tim Brown

Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas. Escrito numa linguagem leve e embasada, este não é um livro de designers para designers, e sim uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.


 “Desenvolvimento de Software com Scrum” de Mike Cohn

Mike Cohn

Guia prático para a implementação imediata – e o sucesso no decorrer do processo – do desenvolvimento ágil com Scrum. O autor apresenta recomendações detalhadas, dicas importantes e estudos de caso reais provenientes de sua experiência com centenas de empresas de software. Também aborda todos os aspectos da transição para o Scrum, entre elas a superação da resistência individual às mudanças do Scrum; o recrutamento de pessoas para projetos Scrum e a construção de equipes eficazes; a liderança de equipes auto-organizadas; e o impacto do Scrum sobre outros departamentos, como Recursos Humanos, infraestrutura e gerenciamento de projetos.


“Confiança Criativa – Libere sua criatividade” de David Kelley e Tom Kelley

1 - Confiança Criativa

Em ‘Confiança Criativa’, os irmãos Kelley nos lembram que todos temos muitas ideias e insights para oferecer. Eles mostram que a criatividade é uma abordagem proativa na busca por soluções. Nem todos somos artistas, mas podemos ser advogados, médicos, gerentes ou vendedores mais criativos. Inspirados em casos da IDEO e da d.school em Stanford, os irmãos Kelley nos estimulam a beber da nascente da criatividade e da imaginação ao lidar com os problemas. Revelam estratégias específicas para libertar a inventividade de cada um, pois, segundo eles, a criatividade e a capacidade de inovação são como os músculos – quanto mais você usa, mais fortes ficam.


“Maturidade Em Gerenciamento de Projetos” de Darci Prado

2 - Maturidade Darci

Este livro foi escrito para coordenadores de EGP (Escritório de Gerenciamento de Projetos) e profissionais que tenham sob sua responsabilidade uma carteira de projetos. Ele permite que se faça uma avaliação da maturidade em gerenciamento de projetos em uma organização, usando o modelo de maturidade Prado-MMGP e se monte um Plano de Crescimento.


“Não é sorte” de Eliyahu M. Goldratt

3 - goldratt

Goldratt foi um dos pioneiros na criação de softwares de programação de produção, com o OPT (Optimized Production Technology). Ele também fundou o Instituto Goldratt e mais recentemente fundou a Goldratt Schools e a Goldratt Consulting. Goldratt é um pensador que estimula as pessoas a raciocinar através de soluções simples e de bom senso. Foi descrito pela revista Fortune como um “guru da indústria” e pela revista Business Week como um “gênio”.


“Qualidade Total e Maturidade Organizacional” de Alonso Soler

4 - Alonso

O Modelo Adaptativo de Implantação da Gestão da Qualidade Total, objeto deste trabalho, é constituído por recomendações específicas de direcionamentos e ações de melhoria contínua, à serem integrados ao planejamento estratégico das organizações. Tais recomendações foram desenvolvidas a partir da introdução de um componente de maturidade e de comportamento evolutivo organizacional no contexto da auto avaliação da qualidade baseada nos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade.


“Gerenciando Projetos com Prince2” de Roberiton Luis Oliveira Ribeiro

PRINCE2-capa

Um método, um conjunto de regras e processos organizados. Uma estrutura, disposição e ordem de elementos essenciais. Assim é este livro, uma descrição de um método estruturado, com processos integrados e padronizados para o gerenciamento de projetos.


“Como Mensurar Qualquer Coisa” de Douglas W. Hubbard

6 - mensurar

O livro mostra que é possível medir aspectos considerados intangíveis em muitas organizações, incluindo a satisfação do cliente, a flexibilidade organizacional, o risco tecnológico e o retorno sobre o investimento da tecnologia (ROI).


“Gestão de Projetos: Teoria, Prática e Tendências” de co-autoria de Maria Angélica Castellani da FIXE Consulting & Training!

7 - MAC Projetos

A proposta deste livro é a de apresentar – mostrando potencialidades e limitações – os fundamentos presentes no PMBOK, mas também apresentar outras práticas e métodos que recentemente veem chamando a atenção em gestão de projetos. O tema da Gestão de Projetos tem despertado interesse cada vez maior nos cursos superiores. A maioria dos cursos em Administração e Engenharia de Produção possuem esta disciplina. Além disso, observa-se também a presença dela em diversos outros cursos (tecnológico, de especialização, pós graduação, etc.), como Marketing, Engenharia Mecânica, Economia, Tecnologia em Produção Industrial, entre outros. Ao mesmo tempo em que se observa uma grande demanda atual por material em gestão de projetos, verifica-se também que a maioria dos livros textos da área prioriza, sobretudo, ao Guia PMBOK.


“A Transição na Gestão de Mudança” de Katia Soares

8 - Mudancas

Este livro destaca a importância do preparo dos atuais líderes para saber gerir a transição interna dos indivíduos, que sempre é motivada a partir de uma transformação organizacional. Aqui o leitor encontra uma visão orgânica e métodos humanísticos que já estão fazendo uma grande diferença nas organizações.


“Corrente Crítica” de Eliyahu M. Goldratt

9 - Corrente Critica

Uma envolvente obra de ficção voltada à administração empresarial, faz ao Gerenciamento de Projetos o que os outros romances de Eli Goldratt fizeram à Produção e ao Marketing. ‘Corrente crítica’ é um livro de Administração empresarial escrito ao estilo de obra de ficção, capaz de transformarar a maneira de pensar e agir na área gerencial e a incentivar o administrador a reavaliar suas práticas sob uma um prisma novo e eficiente.


“Gerenciamento de Projetos Orientado por Valor” de Harold Kerzner e Frank P. Saladis

Frank Saladis - Kerzner

O velho jeito de gerenciar dizia que bom projeto era aquele que atendia as exigências de tempo, custo e desempenho. Mas clientes e patrocinadores dizem hoje que se não entregar o valor prometido, o projeto é um fracasso. Ou seja, o gerente tem hoje que concluir e atender às especificações, criando valor. Gerenciamento de Projetos Orientado por Valor é um guia de fácil leitura vai revolucionar a forma como você enxerga e pratica o gerenciamento de projetos.


“Seja Assertivo” de Vera Martins

11 - Vera Martins

O livro apresenta uma introdução à assertividade, explicando não só sua importância mas também como desenvolvê-la, incluindo exercícios práticos e tabelas de acompanhamento.


“Mapas Estratégicos – Balanced Scorecard” de Kaplan, Robert S. e David P. Norton

15-06 Mapas Estrategicos

A constatação da importância dos mapas estratégicos motivou os autores a escrever este terceiro livro da série Balanced Scorecard. Este livro apresenta várias contribuições importantes entre elas um padrão que descreve os componentes básicos de como se cria valor nas perspectivas de processos internos e de aprendizado e crescimento.


“Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos nas Organizações” de Darci Prado

15-05 darci Prado

O objetivo deste livro é apresentar o estado-da-arte de gerenciamento de projetos nas organizações e introduzir uma plataforma para sua implementação, constituída de pilares a serem implantados de acordo com um modelo de maturidade e de forma integrada com os principais processos já existentes, tais como gerenciamento das operações rotineiras e planejamento estratégico.


“DESIGN THINKING – Inovação em Negócios” de Maurício Viana

15-07 Design Thinking

A partir da concepção deste livro, estende-se aos seus potenciais leitores uma visão inicial das etapas inerentes à abordagem de Desigh Thiking, aplicadas em projeto de inovação. O objetivo deste material é propagar em nosso país a cultura do design como uma ferramenta estratégica para as empresas, bem como a percepção de que a possibilidade de retorno financeiro está, muitas vezes, atrelada à capacidade de abordar as mesmas questões por novos ângulos.


“O Livro Negro do Networking” de Jeffrey Gitomer

15-04 O livro Negro

O Livro Negro dos Contatos trata de: – Como subir a escada sem pisar (ou montar) nas costas dos outros. – Como conquistar o respeito de um mentor poderoso sem mendigar. – Como desenvolver relacionamentos mais fortes com clientes, chefes, colegas, vendedores, amigos e familiares. – O poder de estar na mesma sala com pessoas poderosas. – Como se associar a pessoas poderosas, e como não se associar a pessoas poderosas. – Como dizer as coisas certas para as pessoas certas nas circunstâncias certas, para causar a impressão certa. – Como maximizar seus contatos, para que eles tenham a ganhar com você – e, mais importante, como ter a ganhar com eles. Mas o segredo é fazer com que eles tenham a ganhar PRIMEIRO.


“Necessária, Sim, mas Não Suficiente” de Goldratt, Eliyahu M.

15-03 Goldratt

Este novo livro do consagrado autor de “A Meta”, investiga o que realmente está acontecendo dentro das empresas de alta tecnologia, já que os investimentos na área estagnaram. Entre outros aspectos, procura apontar formas de como os executivos podem reverter este quadro.


“O Livro Verde da Persuasão” de Jeffrey Gitomer

15-02 O livro verde

Este livro vai ensinar você a harmonizar, não a manipular. Vai ensinar a você o poder do engajamento. Vai mostrar como injetar humor no processo de persuasão.


“Gerenciamento Ágil de Projetos” de Daniel Amaral, Edivandro Conforto e outros

15-01-Gerenciamento Agil

A leitura deste livro é fundamental para estudantes e profissionais que pretendem trabalhar na área de projetos, pois traz com clareza e objetividade os principais conceitos de gerenciamento de projetos. É, sem dúvida, um livro que deve figurar na estante de todos os profissionais de projetos do mercado, pois foi desenvolvido com o objetivo de tornar o processo de gerenciamento de projetos simples, flexível e iterativo ao olhar do leitor.


“DESIGN THINKING BRASIL – Empatia, Colaboração e Experimentação” de Luis Tennyson Pinheiro

15-10 D T Ed Freire

Neste livro, Tennyson Pinheiro e Luis Alt da live|work, consultoria global de inovação e Design de Serviços, apresentam as raízes e razões de existir do Design Thinking, uma abordagem que permite que empresas coloquem as pessoas no centro de sua estratégia para cocriar com elas soluções de alto valor percebido.


“O Cérebro de alta performance” de Luis Fernando Garcia

15-11 o cerebro alta performance

Todos os dias você toma decisões, e todas elas têm algum nível de importância e poder de definir seu sucesso ou seu fracasso. Entretanto, quanto dessas decisões é consciente e racional? Quantas vezes perdemos o controle das situações e acabamos agindo por impulso, causando impressões erradas sem perceber? Você tem certeza de que sua percepção está alinhada com a realidade e que consegue usufruir do melhor das oportunidades? A alta performance da mente pode mudar o resultado de seus projetos e planos, e ela só depende de treinamento para ser alcançada. O segredo para usar o potencial total do aparelho mental está no treino das capacidades atribuídas ao nosso cérebro, e principalmente ao córtex pré-frontal, no qual o processo de julgamento de nossas decisões acontece.


“O Livro Azul da Confiança” de Jeffrey Gitomer

15-12 Livro azul da confiança

A confiança é a base para todos os relacionamentos. Aprenda com Gitomer como fazer as pessoas acreditarem em você e torná-lo seu consultor de confiança, nas áreas de Vendas, Negócios e na própria vida.


“Kanban” de David J. Anderson

15-13 kanban

Este livro responde as perguntas: – O que é Kanban? – Por que eu iria querer usar Kanban? – Como faço para ir sobre a implementação de Kanban? – Como faço para reconhecer oportunidades de melhoria e o que devo fazer sobre eles?


“Gerenciamento da Integração em Projetos” de Paulo Mei

15-14 Integracao projetos

Nesse livro o leitor encontrará a abordagem do PMI para a integração conforme apresentada na 5ª edição do Guia PMBOK, mas também uma abordagem prática, adquirida ao longo da experiência profissional e dos estudos sobre o tema do autor.


“Gerenciamento das Partes Interessadas” de Maristela Hurtado

15-15 Gerenciam Partes Interessadas

A área de gerenciamento das partes interessadas é inédita e foi lançada somente na 5a edição do Guia PMBOK®. A proposta é fornecer processos, ferramentas e técnicas para que o gerente de projetos possa envolver e engajar as diversas pessoas e organizações envolvidas nos projetos, de forma a aumentar as chances de sucesso. Certamente a maior novidade da 5a edição do Guia PMBOK®, as partes interessadas constituem um dos assuntos de maior interesse e destaque em gerenciamento de projetos.


“Fundamentos Do Gerenciamento De Projetos” de Luis Fernando Torres

15-16 Fundamentos do GP

Neste volume da Coleção Grandes Especialistas Brasileiros – Gerenciamento de Projetos, o autor lança as bases para um bom gerenciamento de projetos, através de estudos de caso, construção teórica e da retórica discorrer sobre as definições de projetos e processos, maturidade em gerenciamento de projetos, tipos de organizações, o papel do gerente de projetos nas organizações, a responsabilidade das organizações frente ao gerenciamento de projetos. Não se busca extinguir o assunto, mas fomentar o pensamento crítico sobre as principais ferramentas e modelos de gerenciamento de projetos nas organizações contemporâneas e, por fim, apresentar pressupostos sobre o futuro do gerenciamento de projetos.


“Gestão de Projetos – As Melhores Práticas” de Harold Kezner

15-17 kerzner

Altos executivos de empresas de classe mundial discutem abertamente estudos de caso que demonstram a evolução do pensamento e as reais estratégias que os ajudaram a chegar à excelência em gestão de projetos em menos de seis anos! Seguindo as orientações do Project Management Institute, líderes de diversos setores falam de: Gerenciamento de risco do projeto; Gerenciamento do portfólio; O escritório de projetos; Equipes integradas e equipes virtuais; Gestão de projetos em culturas multinacionais.


“Como Chegar ao SIM” de William Ury, Roger Fisher e Bruce Patton

15-18 William Ury

Um método direto, aplicável universalmente, de negociação de disputas pessoais e profissionais sem partidarismos – e sem irritação Todas as negociações são diferentes, mas os seus elementos básicos não se alteram. Como Chegar ao Sim oferece uma estratégia comprovada, concisa e detalhada para se chegar a acordos mutuamente aceitáveis em toda espécie de conflito – quer envolvam pais e filhos, vizinhos empregadores e empregados, clientes e empresas, inquilinos e diplomatas.


“AMA Manual de Gerenciamento de Projetos” de Paul Dinsmore e Jannette Cabanis-Brewin

15-21 AMA

Este livro é a referência para quem trabalha ou pretende trabalhar com gerenciamento de projetos.Aborda os conceitos básicos do Gerenciamento de Projetos incluindo as disciplinas fundamentais e os processos requeridos para assegurar que os projetos sejam executados com sucesso contendo modelos definitivos estudo de casos conselhos dos mais destacados profissionais com experiência em áreas como as de desenho adequado de estruturas organizacionais geração e manutenção do trabalho em equipe e gestão do ciclo de vida do projeto e soluções em profundidade para dilemas específicos do segmento de gerenciamento de projetos.


“Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM)” de Roquemar de Lima Baldam

15-22 BPM

O propósito do livro é nutrir o mercado com informações relevantes sobre a disciplina que hoje mais interesse desperta no ambiente empresarial: o Gerenciamento de Processos. Todas as iniciativas modernas de administração (BSC, ISO 9000, Custeio ABC, Six Sigma, SOX, ISO 14000, indicadores etc.) necessitam da visão de processos. Adicionalmente, os processos constituem a base de discussão para a melhoria do desempenho das organizações e apoio à implantação de sistemas de informação.


“PMI-ACP Exam Prep” de Mike Griffiths, PMI-ACP, PMP, CSM

PMI-ACP

Escrito por Mike Griffiths (membro do Steering Committee original para a certificação PMI-ACPSM) para a RMC Project, empresa de renome internacional, tendo como fundadora a mais conhecida especialista em Certificações PMI no mundo, Rita Mulcahy. Ela ajudou dezenas de milhares de pessoas a passar na prova para a Certificação PMP, ao longo dos últimos 15 anos. De conteúdo diferenciado tanto pela sua metodologia de ensino como pelo seu material didáctico, é atualmente reconhecido e tornou-se o mais utilizado no mundo inteiro. Se quer garantir sua aprovação na prova para a Certificação PMI-ACP, deve estudar obrigatoriamente com este material!


“The PMI-ACP Exam: How To Pass On Your First Try” de Andy Crowe, PMI-ACP, PMP, PgMP, CSM

PMI-ACP Andy Crowe

É o segundo livro mais recomendado para passar a prova para a Certificação PMI-ACP com segurança.


“Gerenciamento de Projetos – Rosalina e o Piano (Estudo de Caso)” de Alonso Soler

rosalina-piano

“Rosalina e o Piano” é uma metáfora transformada num estudo de caso didático, elaborado no imaginário individual do autor, fruto de suas experiências (sucessos e fracassos: – “e olha que foram diversos!”) e de suas interações com colegas Gerentes de Projetos. O caso ilustra a lógica do planejamento, monitoramento e controle da execução de um projeto, tal como muitos dos projetos que o Leitor está acostumado a lidar em seu dia a dia. A estória tem início quando um chefe solicita à sua melhor Gerente de Projetos o transporte e a disponibilização do piano da empresa, afinado e limpo, no auditório do 18º andar do prédio, com vistas à realização de um happy hour considerado estratégico para a empresa.


“Além da Reengenharia” de Michael Hammer

Alem da Reengenharia

Cinco anos após introduzir a reengenharia, que revolucionou o mundo dos negócios, Michael Hammer apresenta uma nova visão dessa revolução que ele mesmo iniciou. No livro, o autor oferece valiosos insights sobre as conseqüências dessas mudanças e como elas afetam nossa vida e trabalho. Hammer mostra como as empresas precisam mudar seu foco e se reorganizar em torno de seus processos neste livro revolucionários sobre os negócios de amanhã.


“Metodologia de Gerenciamento de Portfólio – Teoria e Prática” de Norberto Almeida e Felipe Almeida

Gerenciam de Portfolio - Almeida

O objetivo deste livro é apresentar uma metodologia de gerenciamento de portfólio de projetos, desde a integração com o planejamento estratégico, passando pela abertura do portfólio, identificação, avaliação, seleção e priorização dos componentes, elaborando o plano de gerenciamento de portfólio, até o reporte de desempenho do portfólio, mostrando a teoria e a prática, fornecendo modelos de documentos a serem utilizados pelas empresas e uma ferramenta para priorização e otimização do portfólio de componentes a serem executados no próximo ciclo de vida do portfólio.


“Easybok – Um Guia de Sobrevivência Para o Gerente de Projetos” de André Ricardi

EasyBok

O livro tem por objetivo auxiliar ao Gerente de Projetos, ou àqueles que participam de projetos, a administrar com eficiência seus Projetos, proporcionando mecanismos para o entendimento de uma das maiores referências mundiais em Gerenciamento de Projetos: O Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) do PMI® (Project Management Institute).


“PM Mind Map®: a gestão descomplicada de projetos” de nosso parceiro Paulo Mei

PM Mind Map

Criado pelo consultor e professor Paulo Mei, especialista em gerenciamento de projetos e portfólios, para facilitar o trabalho de gestão de projetos utilizando conceitos da Neurociência e Neuroliderança, é constituído de perspectivas estruturadas em uma sequência lógica, abrigando de forma agrupada e simplificada os principais elementos da gestão de projetos!


“Gerenciamento do Tempo em Projetos” de Norberto Almeida

Gerencia Tempo Almeida

O objetivo deste livro é fornecer conhecimentos, técnicas e ferramentas para o efetivo gerenciamento de tempo nos projetos, tendo como referência primária o PMBOK® do PMI e as principais publicações e autores sobre o assunto.


“Gestão Profissional do Portfólio de Projetos: maturidade e indicadores” de Norberto de Oliveira Almeida e Rafael Olivieri Neto

Gerenciamento do Portfolio Almeida I

Você quer aumentar a taxa de sucesso dos seus projetos?
Os autores desenvolveram uma ferramenta gratuita (PPM Ready) para avaliar a prontidão da sua organização para gerenciar o portfólio de projetos e obter um diagnóstico e um plano de ação para alavancar seus resultados.


“Gestão de Negócios e Sustentabilidade: textos selecionados” de Walther Krause, Walter Gassenferth, Ciro Mendonça da Conceição, Maria Augusta Soares Machado e Silvia Pereira

Sustentabilidade W Krause

Este livro apresenta textos selecionados para uma gestão empresarial eficaz, que só é conseguida por aqueles que dominam os quatro Ps da Gestão de Negócios: Planejamento, Processos, Pessoas e Projetos. Todos esses Ps vêm acompanhados de outro tema que permeia muitas empresas apenas para compor sua imagem, mas em outras é tratado de forma pragmática e comprometida com o ambiente em que vivemos: a sustentabilidade.


“EPG – Enterprise Project Governance: Governança Corporativa de Projetos” de Paul Campbell Dinsmore e Luiz Rocha

EPG

Guia prático, passo a passo, com estudos de casos reais e exemplos que revelam técnicas comprovadas para lidar com iniciativas simultâneas e para assegurar que programas e projetos estejam alinhados aos objetivos da sua empresa.


“Construindo Times Altamente Eficazes” de Ricardo Viana Vargas

Equipes Alta Performance

Aprenda como transformar um grupo de pessoas em um time de alto desempenho
Em um time de alto desempenho há um grande nível de colaboração e inovação que ajuda a produzir resultados superiores de forma consistente. Um time de alto desempenho encontra formas inovadoras de superar problemas, transformando esses fracassos em sucessos.


“Estratégia Seis Sigma” de Peter S. Pande, Robert P. Neuman; Roland R. Cavanagh 

08-1 Seis_Sigma_Processos

Este livro é o primeiro guia passo-a-passo para auxiliar gerentes a implantar o ‘Seis Sigma’ em todos os setores de negócios, desde o planejamento estratégico ate os serviços oferecidos aos clientes. Aponta também os perigos e erros que podem levar uma iniciativa’ Seis Sigma’ ao fracasso. A obra mostra como a GE, a Motorola e outras grandes empresas estão aguçando seu desempenho.


“Sobre Mentes Criativas e Empresas Inovadoras” de Rodolfo Ribas e João Fernandes

08-2 sobre-mentes-criativas-e-empresas-inovadoras

Este livro procura fornecer informações, ideias ou sugestões que possam ser, quase que imediatamente, colocadas em prática em sua vida ou em seu trabalho. Por exemplo, apresenta ideias sobre como as pessoas podem se tornar mais inovadoras ou como agir para incrementar a criatividade e a inovação em organizações. Se você precisa ou deseja lidar com questões como essa, este livro ajudará você.


“Proyectos Ágiles con Scrum: Flexibilidad, aprendizaje, innovación y colaboración en contextos complejos” de Martín Alaimo

08-3 Projetos-ageis-com-scrum

Scrum é uma estrutura que nos permite encontrar práticas emergentes em domínios complexos, como a gestão de projetos de inovação. Não é um processo completo, muito menos uma metodologia. Em vez de fornecer uma descrição completa e detalhada de como as tarefas do projeto devem ser realizadas, gera um contexto relacional e iterativo, de inspeção e constante adaptação para que os envolvidos criem o seu próprio processo.


“Agile Retrospectives: Making Good Teams Great” de Esther Derby e Diana Larsen.

08-4-Retrospectivas-agile

Derby e Larsen mostram as ferramentas, truques e dicas que você precisa para resolver os problemas que você enfrenta no desenvolvimento de um projeto. Você verá como arquitetar retrospectivas em geral, como projetá-las especificamente para seu time e organização, como executá-las efetivamente, como fazer as mudanças necessárias e como aumentar a escala dessas técnicas. Você aprenderá como lidar com problemas e implementar soluções efetivamente durante seu projeto – não apenas no final.


“Otimizando a Produção com a Metodologia Lean” de Javier Santos, Richard A. Wysk, José M. Torres.

08-5-Metodologia-Lean

Baseado em estudos de caso de sucesso na Europa e EUA do uso da metodolofia Lean na mantufatura (Lean Production ou Lean Manufacturing – práticas baseadas no sistema Toyota de produção), o livro funciona como um mapa de referência para melhoria da performance industrial.


“O Poder do Hábito” de Charles Duhigg. 

08-6-O-poder-do-habito

Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas.


“Foco” de Daniel Goleman. 

08-7-Foco-Daniel-Goleman

Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.


“As Armas da Persuasão” de Robert B. Cialdini.

08-8-as-armas-da-persuasão

O psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão para entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer ‘sim’ a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores. Reunindo dados de diversas fontes, Cialdini criou esta obra à todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.


“Como lidar com o Estresse em Gerenciamento de Projetos” de Célia Regina Carvalhal.

08-9-estresse-na-gestão-de-projetos

Trazendo sua experiência como executiva por 20 anos e aliando seus conhecimentos na área de Psicologia, especialmente no que se refere ao estresse, e na área de Gerenciamento de Projetos, a autora oferece uma obra de orientação e reflexão, levando o leitor a aprender a lidar com as demandas do mundo corporativo moderno que tanto nos pressionam e também a entender melhor nossas questões pessoais.


“21 Erros Clássicos da Gestão de Projetos” de Eli Rodrigues.

08-10-21-erros-na-gestao-de-projetos

Este livro traz uma coletânea de 21 erros clássicos, obtidos através de relatos de mais de mil alunos de gestão de projetos dos mais diversos setores da economia. Estruturado de forma didática e bem-humorada, apresenta detalhadamente cada situação, permitindo ao leitor conhecer essas experiências, em vez de se arriscar apenas com suas próprias.


“A Arte de Vender Ideias” de Anne Miller (recomendado por Fernando Lazarini).

A-arte-de-vender-ideias

A arte de vender ideias explica por que é tão difícil que as novas ideias sejam aceitas e como fazer para que sejam levadas a sério e colocadas em prática. Por meio de casos inspiradores, a obra cruza as barreiras entre a psicologia popular, assuntos correntes e gestão de negócios.


“Propósito” de Joey Reiman. 

Proposito

O livro de Joey Reiman detalha uma abordagem comprovada para engajar e alinhar liderança e equipe, fornecedores e fabricantes, vendedores e clientes e marcas e consumidores, por meio de um propósito mais elevado. Aprenda como revelar o que torna sua empresa diferenciada e descubra a força fundamental que sua organização possui e nenhum concorrente pode reproduzir ou substituir.


“Análise de Valor Agregado” de Ricardo Viana Vargas.

analise-de-valor_agregado_6a_ed

Esta obra aborda a análise de valor agregado (Earned Value Analysis), uma ferramenta de avaliação e gerenciamento de projetos. O livro aborda desde conceitos considerados básicos até a viabilidade da ferramenta em projetos específicos, incluindo um capítulo sobre o uso do Microsoft Project na análise de valor agregado.


“Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento” de Peter Pfeiffer.

Gerenciamento-de-Projetos-Desenvolvimento

Este livro apresenta as duas principais fontes teórico-conceituais que embasam o método GPD, através de uma série de conceitos, definições e instrumentos que levam a um marco referencial para um sistema de gerenciamento. Ele pretende ser uma contribuição prática e aplicável para que organizações públicas e privadas que lidam com projetos de cunho social consigam aprimorar a sua eficiência e assim aumentem a eficácia nas suas intervenções em prol do desenvolvimento.


“Checklist – Como fazer as coisas bem feitas” de Atul Gawande (indicação de Ramiro Saraiva).

Checklist

Neste livro o Atul Gawande tem como objetivo provar que é possível obter melhores resultados e encontrar saídas mais eficazes para quase todo tipo de dificuldade usando checklists. Ele explica como essas listas de verificação viabilizam algumas atividades complexas, de pilotar aviões de grande porte ou acompanhar o mercado de ações a construir arranha-céus. Por meio de pesquisas e conversas com os profissionais, Gawande demonstra como o checklist pode evitar desperdícios, erros graves e até catástrofes.


“Certificação CAPM” de Carlos Augusto Freitas. 

certificação-CAPM

Este é o primeiro livro em português específico para times de projetos com ênfase na preparação para o exame de certificação CAPM® do PMI®. A ideia foi juntar, na mesma publicação, o conteúdo do Guia PMBOK®, os assuntos não cobertos pelo guia que caem no exame e a aplicação prática de algumas técnicas de gerenciamento de projetos. Recheada de dicas e alinhada ao Guia PMBOK® 5ª edição, esta segunda edição atualizada é indicada para estudantes, profissionais que atuam em equipes de projetos e futuros gerentes de projetos que desejam ampliar o conhecimento baseado no Guia PMBOK® e/ou estejam se preparando para o exame de certificação CAPM.


“Gerenciamento de Projetos em Tirinhas” de Alonso Mazini Soler.

gerenciamento-de-projetos-em-tirinhas-editora-brasport

A leitura atenta e o entendimento da situação ilustrada em cada tirinha levam à formação de opiniões e pontos de vista pessoais acerca da situação vivenciada pela personagem, que são, imediatamente, confrontados com as opiniões e os pontos de vistas de profissionais experientes e reconhecidos do ambiente de projetos – um privilégio que permite expandir as abordagens e modelos mentais, aprimorar as habilidades e enriquecer e acelerar o aprendizado.


“Gestão Pública” de Margareth Fabiola dos Santos Carneiro. 

GestaoPublica

Pela variedade, atualidade e relativa profundidade de assuntos abordados, a obra é indispensável aos profissionais de portfólio, programas e projetos do setor público. O livro consolida conteúdo técnico e teórico proveniente de excelentes e recentes referências bibliográficas. É ricamente ilustrado pelos casos reais apresentados, o que não só reduz a abstração teórica e melhora o entendimento, mas também auxilia na visualização de concreta possibilidade de uso na realidade das organizações. Sobretudo, a inclusão dos casos permite ao leitor conhecer profissionais que são referências na adoção de tais práticas.


“Scrum: Gestão Ágil para Projetos de Sucesso” de Rafael Sabbagh.

Scrum

Scrum superou métodos tradicionais e tornou-se a forma mais popular de gestão de projetos de desenvolvimento de software e similares. Este livro mostra como os papéis, artefatos, eventos e regras do Scrum podem ajudar organizações a entregarem valor frequentemente para seus clientes com menos riscos, com menor desperdício e com maior qualidade, visibilidade e produtividade.


“Kanban em 10 passos” de Jesper Boeg.

01-Kanban-10-passos

 

O Kanban representa uma forma única de catalisar a aplicação de princípios Lean de desenvolvimento de produtos, de manutenção e de operações. O Kanban é um método para a implantação de mudanças; não prescreve papéis, práticas ou cerimônias específicas. Em vez disso, oferece uma série de princípios para otimizar o fluxo e a geração de valor do sistemas de entrega de software. O foco do Kanban no contexto e na adaptabilidade tem tornado o método cada vez mais popular para equipes que em que técnicas ágeis não se aplicam diretamente, e em times Agile que procuram maneiras de otimizar seu processo de desenvolvimento.

 

 


“Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation” de Frank Turley.

02-preparatorio-para-certificacao-prince-2-editora-brasport

 

 

O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.

 

 

 


“Léxico Lean” de Lean Enterprise Institute.

03-lexico-lean

 

O “Léxico Lean” é um glossário ilustrado. É o resultado da reunião dos conceitos-chave lean com diversos exemplos e ilustrações que esclarecem a linguagem especial usada pelos pensadores lean.Trata-se de uma obra fundamental para facilitar a vida de todos aqueles interessados em conhecer essas práticas, as quais o ajudarão a transformar o seu negócio.

 

 

 


“HCMBOK – O Fator Humano na Liderança de Projetos” de Vicente Gonçalves.

capa_HCMBOK_Português

 

Segundo a obra, temos quatro gerações interagindo no mercado consumidor simultaneamente, o que demanda adequação dos paradigmas organizacionais em quase todas as empresas. Essa abordagem de gestão de mudanças é em muito influenciada pelos novos comportamentos e valores que surgem com cada geração. Este modelo, orientado por atividades que podem ser facilmente compreendidas, atrelados à abordagem de gestão de mudanças, influenciou diretamente a rápida adoção pelos gestores de projetos e os novos comportamentos e valores que surgem com cada geração.

 

 


“Gerenciamento de Projetos: Guia para as Certificações CAPM® E PMP®” de Mário Henrique Trentim.

05-Gerenciamento_Projetos__TrentimEste livro tem como objetivo preencher uma lacuna na literatura nacional, voltando-se para a certificação em gerenciamento de projetos do PMI®. Trata-se de um guia de estudos aprofundado que oferece tanto uma visão geral e prática de gerenciamento de projetos quanto um estudo pormenorizado dos processos e áreas do conhecimento do PMBOK®. Por isso, pode ser utilizado tanto como forma de preparação para os exames do PMI® quanto para conhecimento do assunto.


“Manual Prático do Plano de Projeto” de Ricardo Viana Vargas.

06-Manual-pratico-Ricardo-Vargas

 

 

A nova edição do livro vem com algumas novidades para o leitor. Mais de 50 exemplos e modelos de documentos, novo projeto gráfico, em cores e com novas ilustrações e conteúdo revisado e ampliado de acordo com o guia pmbok 5ª edição.

 

 

 

 


“eXtreme Programming: Práticas para o dia a dia no desenvolvimento ágil de Software” de Daniel Wildt, Dionatan Moura, Guilherme Lacerda e Rafael Helm.

07-Xtreme-programming-XP

 

Neste livro, Daniel Wildt, Dionatan Moura, Guilherme Lacerda e Rafael Helm mostrarão que na verdade não se trata de um único método, mas de um conjunto de práticas que, se bem combinadas, complementam-se em uma sinergia que envolve tanto os membros de dentro do time como o contato destes com o cliente. Conheça práticas de eXtreme Programming e, tendo como base princípios ágeis, desenvolva seus principais valores: comunicação, feedback, simplicidade, coragem e respeito.

 

 


“Managing Stakeholders as Clients” de Mário Henrique Trentim.

08-stakeholders-trentim

 

O veterano gerente de projetos e professor Mário Trentim, oferece aos gerentes de projetos uma nova solução: usar técnicas complexas de vendas para engajar stakeholders como clientes. Escrito em um estilo cândido e de conversação, este guia altamente acessível combina sem esforço teoria com a prática comprovada, a fim de equipá-lo com novas ferramentas e técnicas que você pode aplicar imediatamente.

 

 

 

 


“Transformação e Adoção Agile, Um Guia de Sobrevivência” de Michael Sahota.

09-transformacao-agile-guia-sobrevivencia

 

Este livro oferece um conjunto de ferramentas de pensamento essenciais para a compreensão e adoção Agile. Em particular, você vai aprender a usar a cultura de trabalhar de forma mais eficaz com a sua organização. Chamamos o texto de guia de sobrevivência, já que muitas pessoas têm considerado esses instrumentos importantes na compreensão de suas experiências ao trabalhar com Agile.

 

 

 

 


“Nunca deixe de tentar” de Michael Jordan.

10-nunca-deixe-de-tentar-michael-jordanEste título faz parte da coleção ‘Na Vida Como no Esporte’, que pretende revelar os princípios nos quais grandes atletas e treinadores pautaram suas trajetórias e mostrar como esses valores transcedem o universo esportivo e podem ser aplicados à vida pessoal e profissional. Esta obra traz o depoimento de Michael Jordan sobre sua busca pela excelência e os fundamentos que nortearam sua carreira. Jordan ressalta a importância de fixar metas, manter o foco e não se deixar paralisar pelo medo, e conta como sempre encarou o fracasso como combustível para novas tentativas. O comprometimento, a determinação, o espírito de equipe, a capacidade de liderança e a extrema dedicação do jogador à prática dos fundamentos são analisados, ponto a ponto, por Bernardinho ao longo do livro.

 


 

 

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

 

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

Rolar para cima