OKR, Objectives and Key Results, é um framework de definição de metas criado pela Intel e adotado por várias empresas de tecnologia no Silicon Valley. O Google é o caso mais conhecido, tendo adotado o OKR no primeiro ano da empresa. Mas o Twitter, a Adobe, a Amazon, a Dell e a GoPro estão entre outras empresas que utilizam OKR.
O investidor John Doerr, que apresentou OKR à Google, sugere a seguinte forma de usar os OKR na prática:
Eu vou [Alcançar este Objetivo] medido por [este conjunto de Key Results].
Então, um OKR tem dois componentes: o que queremos atingir (Objetivo) e como determinar se estamos a alcançar a meta (os Key Results/Resultados chave).
Objetivo:
-
- O que queremos atingir num determinado período de tempo;
- É Qualitativo.
Quando dizemos que o Objetivo é qualitativo, isto significa que tem a liberdade de definir objetivos aspiracionais. Ou seja, pode definir objetivos como “aumentar a satisfação do cliente”, desde que depois os consiga relacionar com key results concretos e quantitativos.
Key Results
-
- Quantitativos (mensuráveis);
- Um pequeno conjunto de key results (4 ou 5) por Objetivo;
- Como sabemos se estamos alcançando o Objetivo;
- Critérios de Sucesso que mostram se estamos progredindo;
- Métricas (recomendado) ou Milestones.
Como um exemplo, imagine uma empresa e-commerce que quer aumentar as compras recorrentes:
O que torna o OKR único e Ágil?
São cinco características que tornam os OKR únicos!
- Simplicidade: o processo é extremamente simples. A Intel, por exemplo, usava ciclos mensais. Os OKRs em si devem ser simples e facilmente compreendidos.
- Cadência curta: a invés de utilizar um processo anual estático de planejamento, o OKR usa ciclos curtos de metas, permitindo a adoção de Metas Ágeis e flexíveis que permitem adaptar-se com facilidade às mudanças do mercado.
- Adaptável: pode adaptar o OKR para cada cultura e contexto.
- Stretch Goals: metas que tiram o time da zona de conforto e fazem com que as pessoas repensem a maneira de trabalhar para atingir a máxima performance.
- Separação de remuneração e avaliação: desassociar metas de salário e progressão de carreira é chave para que a equipe sinta que pode sair fora da zona de conforto para atingir metas difíceis e aspiracionais.
Reuniões de resultados
Um componente importante da implementação de Metas Ágeis é o monitoramento através das reuniões de resultados. Estas são reuniões regulares em que um líder se reúne com a sua equipe para discutir o progresso das OKRs.
O programa das reuniões de resultados é muito simples: Os participantes (geralmente os liderados do líder) têm um intervalo de tempo bem definido para apresentar seus resultados em um framework pré-estabelecido e que tem como meta ser rápido, efetivo e engajante.
O framework de apresentação de resultados é o seguinte:
- Quais OKRs/Projetos estão desencaminhados;
- Por que essas OKRs/Projetos estão desencaminhados;
- Quais ações corretivas serão tomadas ou já estão em andamento para colocar esses OKRs/Projetos de volta no caminho certo;
Porque o tempo é extremamente limitado e as reuniões podem facilmente tornar-se longas e roubar tempo útil, o foco é exclusivamente no que não está a funcionar, no que está “no vermelho”.
Conclusão
Adotar os objetivos OKR é essencial nos tempos que correm. O método de planejamento tradicional não é realista e está a prejudicar seus resultados.
Não é realista pensar que um mercado se vai manter estável durante 1 ano e não é realista pensar em cascata para os próximos 12 meses. Se a primeira fase do plano falhar, todo o trabalho subsequente fica órfão. Então a adoção de OKRs com cadência curta é a forma ideal de casar a mentalidade Ágil com a realidade das empresas.