Saiba como OKR contribuiu para o sucesso do Google Chrome!
De acordo com dados da própria plataforma, mais de 3 bilhões de pessoas utilizam o Google Chrome atualmente. Falamos de usuários que recorrem a esse mecanismo não só para pesquisar de assuntos de interesse, mas também para explorar outras funcionalidades, como criação de sites, agenda de compromissos, entre outros recursos.
Porém, muitos desconhecem como o Google Chrome surgiu e o que o consolidou como a principal plataforma de pesquisa do mercado. Se você também tem essa curiosidade, leia o nosso artigo até o final.
Contaremos como a equipe do Google criou o Google Chrome e qual é o papel do OKR nesse processo. Desejamos uma ótima leitura!
Como o Google Chrome foi construído?
Sundar Pichai, um dos grandes protagonistas nesse processo, é o CEO do Google desde 2015. Ele ingressou na empresa como gerente de produto em 2004, época marcada pela Web 2.0 e pela ascensão de conteúdos gerados pelos usuários.
A plataforma web funcionava como um repositório de conteúdo, mas já migrava para uma estrutura baseada em aplicativos. O Google identificou, então, a possibilidade de ocupar uma posição de destaque nesse cenário.
Nesse contexto, Sundar Pichai explica que sua primeira missão foi expandir o uso e a distribuição das funcionalidades do Google, permitindo o acesso a elas em qualquer navegador. Em alguns anos, a equipe ampliou a barra de ferramentas em mais de dez vezes.
Qual foi o papel do OKR no desenvolvimento do Google Chrome?
A metodologia OKR, que sincroniza e alinha todos os profissionais envolvidos em determinada ação em uma mesma frequência, exerceu um papel fundamental para o sucesso do desenvolvimento do Google Chrome.
Pichai ressalta que, durante a execução dos trabalhos, algumas equipes atuavam no Firefox para otimizar a navegação do Mozilla. Em 2006, outros grupos já repensavam a plataforma de computação para que funcionasse como um sistema operacional, viabilizando a criação de aplicativos diretamente na web.
No desenvolvimento específico do Google Chrome, a aplicação do OKR permitiu identificar que cerca de 70% do esforço durante as atividades gerava alta performance. Os analistas perceberam que não precisavam empregar grandes esforços para alcançar um nível de excelência, o que otimizava os processos e produzia resultados satisfatórios.
Em contrapartida, a equipe exigia que os profissionais se sentissem motivados pelo sucesso do projeto, estabelecendo a motivação como pré-requisito para participar. Por isso, existia uma pressão intrínseca: todos queriam entregar o melhor resultado possível.
Mesmo após lançar o Chrome em 2008, o time de desenvolvimento não se acomodou. Ao contrário, eles criaram novos OKRs para atingir metas adicionais e otimizar a plataforma. Confira alguns dos objetivos definidos:
- Para o projeto do Chrome, foi criado um sub-OKR, com o objetivo de melhorar o JavaScript. A proposta era fazer com que os aplicativos na web funcionassem tão bem quanto os downloads em uma área de trabalho;
- Em 2009, a equipe do Google estabeleceu a meta de alcançar a marca de 50 milhões de usuários ativos em sete dias;
- Já em 2010, a meta subiu para 111 milhões de usuários.
Conclusões
O Google Chrome sempre foi pautado pelo desenvolvimento constante, o que é algo que se assemelha com a proposta do OKR, que visa sempre o crescimento progressivo das equipes operacionais, favorecendo assim o crescimento organizacional.
Conheça como podemos ajudar a sua organização com a Metodologia OKR para a incorporação de uma cultura de execução, agilidade e facilite o caminho da transformação e crescimento organizacional. Saiba como nossa Consultoria OKR poderá levar sua empresa para uma evolução sem limites.