Com apenas 20 anos, Thiago Palmeira conquistou a Certificação Certified Associate in Project Management (CAPM)®. Nesta entrevista Thiago destaca a importância do estudo, da dedicação e da perseverança e faz algumas recomendações para os que planejam fazer esta prova.
1 – Qual a sua formação e qual sua atividade atual?
Cursei extensão em Gestão de Projetos pela ESPM, estou no 3º ano de Administração de Empresas e sou formado no curso técnico em Processamento de Dados / Informática. Atualmente, trabalho em uma central de monitoramento 24 horas, no IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Sou responsável pelos servidores, aplicações, sistemas e infra-estrutura de TI da empresa. Sou responsável também pelo produto correspondente a grande parte do faturamento da empresa, o sistema de audiência de TV Real Time.
2 – Quando obteve a certificação CAPM?
Obtive minha certificação em 02 de Outubro de 2008.
3 – Como decidiu se preparar para obter essa certificação?
Durante o período que cursei extensão em Gestão de Projetos pesquisei sobre as certificações através de sites de relacionamento e do próprio site do PMI®. Eu já vinha me preparando para voltar à carreira de Gestão de Projetos, e o primeiro passo para a certificação CAPM foi cursar o Preparatório para o Exame, no PMI de São Paulo. A decisão de fazer o curso se deu quando necessitei de informações detalhadas sobre o exame e sobre as melhores práticas do PMI®, além de incrementar o networking.
4 – O que pode nos contar da prova?, qual o nível de complexidade?
A prova não é fácil, mas eu estava muito bem preparado. Achei o tempo razoável para realizar o exame. Organizei meus estudos da seguinte forma:
Durante o curso preparatório, li o PMBOK® Guide inteiramente. DICA: Como o próprio Ricardo Vargas diz, leia o Guia PMBOK® por processo e não por área de conhecimento!
Após o curso, elaborei um cronograma de estudos, onde dedicava 4 horas por dia da seqüência:
1 – Leitura dos slides do capítulo na Apostila fornecida pelo curso preparatório;
2 – Leitura do mesmo capítulo no Guia PMBOK®;
3 – Resolução de exercícios contidos na Apostila do curso preparatório;
Após terminar todos os capítulos, fiz vários simulados e li o Guia PMBOK® novamente.
Estudei intensamente durante quase 2 meses. Creio que o nível de complexidade seja muito semelhante ao exame em gestão de projetos. Fiz a prova em menos de 60% do tempo decorrido.
5 – Atingiu as suas expectativas?
Sem dúvida. Quando passei no exame, bateu um sentimento de realização muito forte.
6 – A certificação teve algum impacto no seu trabalho atual?
Teve um grande impacto. Com minha certificação, meus conhecimentos e experiência, posso contribuir ainda mais no meu trabalho atual. Os processos do Guia PMBOK® e as melhores práticas do PMI estão mudando a forma de gerenciar projetos na empresa que atuo hoje.
7 – Existe procura no mercado de profissionais com esta certificação?
Segundo as previsões dos profissionais que tenho contato, a procura deverá ser melhor em 2009. Durante 2008, o mercado ainda estava se acostumando com essa certificação. Tenho visto grande esforço de muitos profissionais de Gerenciamento de Projetos em divulgar esta certificação. Recomendo a certificação CAPM às pessoas que não tem experiência em Gestão de Projetos como diferencial competitivo, além de fortalecer a credencial no Brasil.
8 – Quais são seus planos futuros na área de Gerenciamento de Projetos?
Neste momento estou trabalhando para ter a oportunidade de gerenciar os projetos de TI da empresa que atuo. Em 2009, pretendo certificar-me em CSM, ITIL, COBIT e PMP®. Estou em busca de oportunidades na área de Gestão de Projetos.
9 – O que você recomendaria para os que querem obter essa certificação?
Para quem reside em São Paulo, recomendo o curso Preparatório para o Exame CAPM do capítulo PMI. Foi neste curso que obtive informações e ensinamentos preciosos que foram indispensáveis para minha aprovação. Como segundo passo, recomendo muito estudo, dedicação e perseverança. São muitos obstáculos que enfrentamos diariamente, devemos estar focados no objetivo.
Por fim, quero agradecer a Maria Angélica Castellani pelo convite para esta entrevista. É gratificante poder contribuir para a divulgação da certificação CAPM e no crescimento contínuo do Gerenciamento de Projetos.