O conhecimento das melhores práticas e as ferramentas e técnicas não é suficiente para um ótimo desenvolvimento do gerenciamento de projetos.
Como especifica o PMBOK® Guide 4ta. Edição no item 1.6 da página 13, “Muitas das ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos são específicas do gerenciamento de projetos. No entanto, compreender e aplicar o conhecimento, as ferramentas e as técnicas reconhecidas como boas práticas, não é suficiente para um gerenciamento eficaz.”.
Também define que, “O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto.” Mas como atingir esses objetivos?, por isso diz…
“Além de todas as habilidades da área específica e de todas as proficiências ou competências …. o gerenciamento eficaz requer que o gerente tenha outras características”, e entre elas define as características de personalidade e liderança.
Ou seja, o que significa esse algo a mais que precisa desenvolver? O que precisa ser para conseguir os objetivos? O que significa ser líder?
A palavra Líder vem do inglês “lead” e significa guia. Líder é aquele que tem a visão do caminho certo a ser seguido e a capacidade de conduzir os liderados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos da equipe. Um bom líder não faz, faz fazer.
O que você gerente de projetos deve ser e deve desenvolver para ser um líder?. Aqui algumas sugestões:
1- Ter visão. Saber orientar sua equipe, indicando o rumo a ser seguido: onde chegar e como chegar, tendo a visão clara da missão, estratégias, objetivos e dos valores básicos.
2- Dar o exemplo. Só é verdadeiramente líder quem segue à frente dando o exemplo: “As palavras comovem, os exemplos arrastam”.
3- Acreditar com determinação. Não basta ter a visão. É necessário acreditar com muita determinação que vai conseguir os objetivos, inclusive sabendo aprender com os erros.
4- Agir, sabendo fazer-fazer. O bom líder não faz, faz fazer.
5- Ter habilidade interpessoal e competência emocional. Saber reconhecer e administrar as próprias emoções. Conhecer e sentir empatia em cada liderado, sabendo lidar com eles.
6- Ter comunicação clara. Verificar sempre como ela chega ao destinatário.
7- Buscar motivar e envolver os liderados.
8- Tomar Decisões. Saber tomar a decisão certa na hora certa, evitando os extremos, a indecisão e o excesso de ansiedade.
9- Administrar o tempo. Saber administrar o tempo e as prioridades.
10- Saber inovar. Estimular e valorizar a criatividade dos liderados.
11- Trabalhar em equipe. Ser próximo, acessível, decidir em conjunto sempre que possível, buscar a união de todos e, para isso, administrar os conflitos. Buscar aparecer pelos resultados e não pela vaidade e poder.
12- Prática construtiva do feedback. Saber dar e receber feedback, conseguindo ouvir e processar.
Muitos gerentes de projetos têm estas características e qualidades de líder inatas. Se você não é líder ainda, deverá se desenvolver como tal. Precisa ler bibliografia específica, estudar, fazer cursos complementares, se preparar de alguma forma para ser e praticar muito.
Para saber se vc é líder, faça a pergunta: Meu gerenciamento de projetos é eficaz? As respostas dirão se já se desenvolveu como líder.