Ricardo Vargas diz na sua palestra “Crescimento do Gerenciamento de Projetos”, “o escopo é tudo, é a reta que vá desde onde estou até onde eu quero chegar”.
Mas o que devemos fazer para chegar lá com sucesso?
A elaboração de um escopo detalhado, claro e conciso é fundamental para garantir a satisfação do cliente e a eficácia do trabalho realizado e para evitar que o projeto se desvie do seu curso. O escopo deve definir os objetivos a serem alcançados. Um grande desafio é identificar exatamente o que deve ser feito. Um escopo bem definido e bem controlado aumenta significativamente as chances de sucesso nos projetos. (Ricardo Vargas). Muitas vezes não é possível garantir que o escopo definido é realmente o escopo que o cliente espera receber, por isso a importância do detalhamento dos objetivos.
O escopo é o “foco” do projeto. O escopo de um projeto especifica seu produto principal e respectivos elementos subsidiários, ou seja, as entregas ao longo do projeto. É descrito como “A soma dos produtos e serviços a serem fornecidos por um projeto”.
Dentre as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, sem dúvida uma das mais importantes para a determinação do sucesso de um projeto é o gerenciamento do escopo. Avançar o projeto sem uma boa definição e um bom controle do escopo é um passo na direção do fracasso.
Sem uma definição clara do escopo do projeto e controle eficiente do mesmo, poderão ocorrer situações imprevistas relacionadas ao prazo, custo e qualidade, sendo este um problema que poderá trazer prejuízos à empresa e ao cliente.
Um bom gerenciamento do escopo é fundamental para uma execução tranqüila entre as partes interessadas, sem stress com as partes interessadas, sem discussões sobre o que está e principalmente sobre o que não está incluso, culminando com a satisfação do cliente, uma vez que aumenta a probabilidade de entrega dentro do prazo, dos custos previstos e com a qualidade acordada. Conseqüentemente, aumenta a probabilidade de sucesso do projeto. Já o nome do documento define que é uma “Declaração” de Escopo. Uma vez assinada entre as partes não poderá ser alterada arbitrariamente.
Deve prever todas as funcionalidades esperadas e detalhar todo o trabalho a ser executado para que o produto do projeto seja entregue de acordo com o especificado. A Declaração de Escopo é a base para o planejamento do projeto e para a criação de sua linha base.
Como as mudanças fazem parte do processo e geralmente são inevitáveis, se precisa a definição de um controle de mudanças de escopo que permita garantir os objetivos pré-definidos. É um grande desafio para o gerente de projetos controlar e gerenciar estas mudanças para preservar o escopo inicial, habilidade fundamental para o sucesso do projeto como um todo.
Como está o escopo dos seus projetos?. Compartilhe suas experiências conosco.
2 comentários em “Porque o escopo é tudo!”
Um grande reforço na conceituação de escopo de projetos. Muito clara e objetiva. Parabéns…
Ailton,
Muito obrigada pela participaçã neste blog.
Sucesso sempre!!
Abraços!