Por Vera Martins
Veja como funciona a “cabeça’ de um profissional que normalmente faz comentários de colegas para terceiros.
Sua crença: Acredita que trazendo “novidades” aos colegas será aceito e respeitado.
Seu objetivo: Demonstrar estar bem informado e principalmente, que confia naquele com quem confidencia seus “segredos”.
Suas principais características
Invejoso – o fofoqueiro tem uma vontade incontrolável de ter as habilidades, bens e ideias do outro, e assim, deprecia o colega “alvo” para mostrar a si mesmo, que ninguém pode ser melhor do que ele.
Inseguro – o fofoqueiro é psicologicamente percebido como um profissional inseguro e imaturo, e usa as “novidades da fofoca” como forma de ser incluído.
Competitivo – enxerga os colegas como inimigos e por isso busca minar as qualidades daqueles que possam atravessar seu caminho rumo ao sucesso profissional.
Mal informado – Distorce a realidade de acordo com seus próprios interesses com o intuito de gerar “novidades” e se fazer importante.
Como lidar: Seja Assertivo. Aja com firmeza e não se envolva com o fofoqueiro, corte o assunto, se necessário, sem jamais perder a compostura. Submeta o boato a três peneiras: a peneira da verdade, bondade e necessidade (nessa ordem). Ou seja: se o assunto não for verdadeiro e se você não gostaria que dissesse o mesmo a seu respeito não há necessidade de passá-lo adiante. Evite completamente dar margens a determinados comentários que em nada acrescentam valor ao seu desenvolvimento.
Se o alvo da fofoca for você, assuma uma postura madura e construtiva. Primeiro você deve avaliar o impacto da fofoca e concluir se vale a pena ou não, confrontar o fofoqueiro. Se a sua imagem estiver sendo prejudicada, aja e faça um confronto de forma firme e incisiva. E não se esqueça de apontar as consequências, caso tal comportamento perdure.
Considera que ainda precisa desenvolver a assertividade? Então esta sugestão poderá ser interessante para você:
Sobre o Autor
Vera Martins
- Diretora da Assertiva Educação Corporativa
- É educadora, com mestrado em Ciências da Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.
- Autora dos livros “Seja Assertivo!” e Tenha Calma!.
- Atua como facilitadora de grupos e professora da Fundação Vanzolini.
- É coach, com formação em metodologias baseadas em neurociência e resiliência, com grande experiência nas áreas de relacionamento e gestão de pessoas.
- Palestrante em congressos variados, com vários artigos publicados em revistas, jornais e sites especializados.
- Fonte para matérias publicadas em revistas impressas e online.
Gostou?? Compartilhe!!