Por Maria Angélica Castellani
Recentemente participei do 14˚ Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, realizado pelo PMI São Paulo. A palestra de abertura do Seminário do dia 9-11 foi realizada pelo carismático e sempre excepcional Ricardo Vargas. O tema foi: “Liderando pessoas em cenários instáveis”.
Ouvir mais uma palestra e além disso aprender com a experiência, foi um momento ímpar. Passo para vocês um breve resumo.
O Ricardo contou um pouco a história da sua vida, da sua educação, do que se esperava dele. Foi educado para ter uma vida o mais estável possível.
Ele disse, que a vida real não tem necessariamente uma estabilidade, está muito mais relacionada com a tempestade. A maioria das pessoas vêm isso de uma forma ruim, e pensa que se estabilizará em algum momento.
Mas a realidade é que possivelmente nunca aconteça. Ele nunca viu o Brasil estável na sua vida, e reforça que volatilidade é tudo.
No seu trabalho atual nas Nações Unidas, lida com os desastres que afetam a milhares de pessoas no mundo todo, e comentou que há dois anos atrás ninguém sabia da existência do exército islâmico.
Nessa realidade, como os Gerentes de Projetos podem usar as habilidades adquiridas nessa profissão? Disse que o mais maravilhoso que tem nossa profissão, é essa natureza temporária. E cresceu muito porque as coisas são infinitamente mais instáveis.
Então na sua juventude já começou a se questionar o que poderia aproveitar de toda essa instabilidade e desigualdade.
Muitas vezes as pessoas adoram colocar a responsabilidade do fracasso nos outros, mas dificilmente se culpam a si mesmos.
Estudou, começou a ser empresário cedo, e disse que você deve estar disposto a correr o risco da crítica, porque faz parte do negócio. Devemos utilizar nosso conhecimento em Gerenciamento de Projetos para facilitar, organizar e mitigar riscos em nossa vida pessoal.
Hoje ele vive em dois mundos diferentes. O mundo da cidade onde mora, Copenhague, capital da Dinamarca, cidade sem violência, um lugar com um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano do mundo e por outro lado os devastados países dominados pelo exército islâmico, na Síria e Iraque, entre outros, onde tudo é destruição, desolação e morte. Lugar onde teve grande aprendizado com pessoas que nada tem, pois perderam tudo. Fatos que marcaram muito sua vida.
Na sua visão depois de toda essa experiência sugere 5 dicas fundamentais para lidar com a instabilidade:
1 – Velocidade é tudo.
- Mude rápido
- Erre rápido
- Corrija rápido
Se adaptar as diferentes circunstâncias rapidamente.
2 – Feito é melhor do que perfeito.
Faça e entregue, não fique esperando a perfeição, ela pode não existir.
3 – Nunca espere a estabilidade para agir.
Entregue benefícios assim que possível.
4 – Pense no longo prazo, mas atue no curto prazo.
Tempo e agilidade é fundamental.
5 – Priorize.
Devemos saber o que fazer primeiro.
E como mensagens finais indicou:
“A estabilidade e a instabilidade caminham juntas.”
“O nosso posicionamento é o que direciona o quanto aproveitar dessa volatilidade.”
“Liderar é absorver a instabilidade como forma de trabalho.”
Espero que tinha sido útil para você!
Participou do evento? estava na palestra? Acrescente nos comentários deste post a sua opinião para o crescimento de todos nós!
Segue uma lembrança desse dia. Até breve!
Gostou?? Compartilhe!!