Blog

O poder do framework OKR

O Poder do OKR

Provavelmente, nem sempre consegue atingir os objetivos da sua empresa. Há sempre números que não conseguimos alcançar ou projetos que ficam por concluir. Esses pequenos percalços no nosso caminho são o que nos impede de progredir e atingir as metas a que realmente nos propomos. Mas não está sozinho! Todas as empresas e organizações passam por isso se não adotarem as metodologias corretas. E atingir as suas metas é o grande poder do framework OKR.

O framework OKR não é algo novo ou esotérico. Pelo contrário, é uma metodologia com resultados comprovados desde os anos 70,  e que se tem vindo a popularizar cada vez mais – exatamente pelos excelentes resultados obtidos pelas empresas que aderem a este modelo. Conheça como a Intel usa o OKR para vencer, ou como é que a Fundação Gates usa OKR, ou saiba da experiência com OKR da Coca-Cola Brasil. Em poucas palavras, podemos dizer que o framework OKR orienta todos os membros de uma equipe em uma mesma direcção e a trabalhar em torno de um objetivo comum. 

 

Como funciona do framework OKR?

Com o framework OKR, você tem de definir objetivos concretos para um determinado período de tempo. Assim, seu objetivo se torna perceptível para cada um dos membros da equipe, desde o funcionário menos diferenciado até às grandes chefias. Em outras palavras, se torna o norte de todos os funcionários e deixam de existir times “perdidos” dentro da empresa. 

De certa forma, os objetivos estabelecidos em sua estratégia de OKR se tornam o verdadeiro líder da empresa e o motor que move as pessoas. Mas não ficamos por aí. O framework OKR também nos obriga a definir diversas métricas para mensurar nosso progresso, os key results. 

Isso é extremamente útil. Por vezes, se a sua equipe está tendo um desempenho ruim ou abaixo das suas metas, isso não é necessariamente porque não entende o objetivo. Às vezes apenas não sabe como o atingir. Com o framework OKR, sua equipe vai aprender a focar-se em alvos concretos (os key results) para atingir suas grandes metas. 

 

Como muda a estrutura organizacional com OKR?

Em muitas organizações, há uma estrutura vertical em que os funcionários têm dificuldades em obter feedback construtivo das chefias ou em que se sentem inibidos de compartilhar as suas iniciativas. Apesar de muitas empresas terem sido bem-sucedidas no passado usando este modelo, hoje em dia houve uma mudança de paradigma.

As organizações e empresas que fazem com que os seus times se sintam valorizados, como se fossem uma parte de um propósito maior, são as que mais lucro e retorno obtêm. É importante haver uma fluidez de cima para baixo e vice-versa. Embora isso não mude por si só ao adotar o framework OKR, é verdade que acaba por criar um ambiente em que todos se sentem ligados em torno de uma meta. E a velha lenda é verdade: a união faz a força! 

A isso devemos juntar outra característica muito importante do OKR: os ciclos rápidos, que permitem readaptar a estratégia e calibrá-la consoante input dos trabalhadores à medida que avançamos. Isto faz com que o framework OKR seja mais dinâmico do que as estratégias tradicionais a um ou dois anos, em que é muito fácil a sua equipe perder a motivação pelo caminho.

Concluindo, o poder do framework OKR está concentrado na geração de: sinergia, progresso e proatividade. 

 

Gostou?? Compartilhe!! 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima