Blog

Por favor, não me diga o que devo fazer!

O que fazer direção

Dê-me os caminhos, mas não me diga o que devo fazer!

Por favor, me dê os caminhos e os recursos para eu aprender como fazer, mas não me diga o que devo fazer. 

Quer saber porque eu falo isso? 

Por que a diferença fundamental dessa mudança está na gestão. Sim, a gestão por objetivos. Esse novo modelo de gestão, chamado OKR, leva para uma mudança cultural tanto do líder quanto dos liderados. É uma mudança de mindset. 

As empresas lideradas por objetivos criam mais valor para as partes interessadas e crescem mais rapidamente. Porém, o potencial das empresas lideradas por objetivos é frequentemente prejudicado por tentar capacitar os colaboradores a tomarem decisões efetivas sem passar por algumas etapas prévias, mais específicas para isso. É preciso trabalhar para a mudança do mindset e passar assim da conformidade para o compromisso.  

Mesmo que os colaboradores tenham um ótimo motivo para trabalhar com empenho todos os dias, cada necessidade de mudança exigirá que eles tenham também suporte, acesso às ferramentas, recursos certos e caminhos para adquirir as habilidades e comportamentos para ter sucesso em suas funções.

 

Aplicando OKR, Objectives & Key Results

Com um sólido entendimento de Porque (Objectives) e Como chegar lá (Key Results), os funcionários devem ser capacitados e incentivados a determinar o que fazer por conta própria. Utilizando o poder do OKR, as equipes e os colaboradores poderão decidir como melhor utilizar seu tempo, serão livres para se comprometer a oferecer o melhor trabalho possível, ao invés de simplesmente cumprir os comandos top-down.

Isso faz sentido para você? Então, como devem ser capacitadas as equipes?

Instale o propósito com uma missão clara. Se você deseja acelerar a transição do mundo para a energia sustentável (Tesla) ou inspirar e desenvolver os construtores de amanhã (Lego), uma missão clara e convincente precisa ser feita para inserir o propósito nas contribuições de todos na organização. Por exemplo: 

“Empoderar pessoas a estarem um passo à frente na vida e nos negócios” – ING  

“Nutrir famílias para que elas floresçam e prosperem” – Kellogg 

“Ajudar as pessoas a gerenciar risco e a se recuperar da dificuldade de uma perda inesperada” – Seguradora IAG 

Tanto empresa quanto equipe e indivíduos possuem um conjunto de indicadores de saúde organizacional que eles podem monitorar. Treine todos eles para que saibam quais indicadores acompanhar. Forneça acesso às informações relevantes e facilite o acesso a ferramentas para acompanhar e melhorar.

Estabeleça metas e objetivos claros para a organização e para todas as funções. Permita que as equipes colaborem facilmente entre limites funcionais, verticais e horizontais da empresa. Com uma comunicação transparente é que conseguirá o alinhamento de todos com as metas e objetivos. 

Estabeleça expectativas elevadas de aprendizado e desenvolvimento e invista generosamente em treinamento, ferramentas e recursos para o aprendizado individual. 

 

O que conseguirá com isso

Será possível que os colaboradores consigam:

  • Entender o propósito e a missão da organização;
  • Melhorar continuamente o desempenho pessoal e da equipe;
  • Estabelecer metas claras para alinhamento interno e entre equipes e funções;
  • Ter um plano de aprendizado pessoal.

Portanto, capacite a todos agora para que saibam tomar boas decisões. Tendo objetivos claros e o compromisso de aprender, todos estarão equipados para agir. Eles terão uma compreensão clara do porquê e dos recursos necessários para descobrir como superar todos os desafios. Agora eles saberão o que deve ser feito e estarão comprometidos com isso. 

Portanto, não precisará mais dizer a seus colaboradores o que devem fazer. 

Em uma organização liderada por objetivos, os funcionários adquirem um sentido de significado por fazer parte de algo maior, ajudando a tornar o mundo um lugar melhor.

 

Gostou?? Compartilhe!! 

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima