Dê-me os caminhos, mas não me diga o que devo fazer!
Por favor, me dê os caminhos e os recursos para eu aprender como fazer, mas não me diga o que devo fazer.
Quer saber porque eu falo isso?
Por que a diferença fundamental dessa mudança está na gestão. Sim, a gestão por objetivos. Esse novo modelo de gestão, chamado OKR, leva para uma mudança cultural tanto do líder quanto dos liderados. É uma mudança de mindset.
As empresas lideradas por objetivos criam mais valor para as partes interessadas e crescem mais rapidamente. Porém, o potencial das empresas lideradas por objetivos é frequentemente prejudicado por tentar capacitar os colaboradores a tomarem decisões efetivas sem passar por algumas etapas prévias, mais específicas para isso. É preciso trabalhar para a mudança do mindset e passar assim da conformidade para o compromisso.
Mesmo que os colaboradores tenham um ótimo motivo para trabalhar com empenho todos os dias, cada necessidade de mudança exigirá que eles tenham também suporte, acesso às ferramentas, recursos certos e caminhos para adquirir as habilidades e comportamentos para ter sucesso em suas funções.
Aplicando OKR, Objectives & Key Results
Com um sólido entendimento de Porque (Objectives) e Como chegar lá (Key Results), os funcionários devem ser capacitados e incentivados a determinar o que fazer por conta própria. Utilizando o poder do OKR, as equipes e os colaboradores poderão decidir como melhor utilizar seu tempo, serão livres para se comprometer a oferecer o melhor trabalho possível, ao invés de simplesmente cumprir os comandos top-down.
Isso faz sentido para você? Então, como devem ser capacitadas as equipes?
Instale o propósito com uma missão clara. Se você deseja acelerar a transição do mundo para a energia sustentável (Tesla) ou inspirar e desenvolver os construtores de amanhã (Lego), uma missão clara e convincente precisa ser feita para inserir o propósito nas contribuições de todos na organização. Por exemplo:
“Empoderar pessoas a estarem um passo à frente na vida e nos negócios” – ING
“Nutrir famílias para que elas floresçam e prosperem” – Kellogg
“Ajudar as pessoas a gerenciar risco e a se recuperar da dificuldade de uma perda inesperada” – Seguradora IAG
Tanto empresa quanto equipe e indivíduos possuem um conjunto de indicadores de saúde organizacional que eles podem monitorar. Treine todos eles para que saibam quais indicadores acompanhar. Forneça acesso às informações relevantes e facilite o acesso a ferramentas para acompanhar e melhorar.
Estabeleça metas e objetivos claros para a organização e para todas as funções. Permita que as equipes colaborem facilmente entre limites funcionais, verticais e horizontais da empresa. Com uma comunicação transparente é que conseguirá o alinhamento de todos com as metas e objetivos.
Estabeleça expectativas elevadas de aprendizado e desenvolvimento e invista generosamente em treinamento, ferramentas e recursos para o aprendizado individual.
O que conseguirá com isso
Será possível que os colaboradores consigam:
- Entender o propósito e a missão da organização;
- Melhorar continuamente o desempenho pessoal e da equipe;
- Estabelecer metas claras para alinhamento interno e entre equipes e funções;
- Ter um plano de aprendizado pessoal.
Portanto, capacite a todos agora para que saibam tomar boas decisões. Tendo objetivos claros e o compromisso de aprender, todos estarão equipados para agir. Eles terão uma compreensão clara do porquê e dos recursos necessários para descobrir como superar todos os desafios. Agora eles saberão o que deve ser feito e estarão comprometidos com isso.
Portanto, não precisará mais dizer a seus colaboradores o que devem fazer.
Em uma organização liderada por objetivos, os funcionários adquirem um sentido de significado por fazer parte de algo maior, ajudando a tornar o mundo um lugar melhor.
Gostou?? Compartilhe!!