Blog

OKR: Dicas sobre como definir um bom objetivo

OKR Como definir bom objetivo

OKR – Como definir objetivos que criem alinhamento e responsabilidade? 

Escrever um bom objetivo não é fácil. Requer capturar uma enorme quantidade de conhecimento e contexto em uma única frase curta. Entender o objetivo de forma errada pode causar confusão, o que pode levar a projetos fora dos trilhos, retrabalho, trabalho desnecessário e coisas importantes sendo desconsideradas.

Um objetivo bem escrito deve: 

  • comunicar o que sua equipe está fazendo e por que; 
  • criar alinhamento dentro e entre equipes; 
  • fortalecer a autonomia da equipe e gerar responsabilidade.

Aqui vão algumas dicas sobre como escrever bons objetivos.

 

1 – O que e por que, não o como

Um bom objetivo comunica em alto nível o que você está fazendo e por quê. Isso deixa claro para uma pessoa com conhecimento adequado, por que certas ações estão sendo executadas e por que outras não.

Um objetivo não deve ser excessivamente prescritivo, e também, não pode ser quantitativo. Objetivos não devem parecer uma tarefa. Com um objetivo que tenha essas características existirá o risco de finalizar o ciclo OKR sem realmente atingir a intenção original. 

 

2 – Dimensionamento certo

Uma das coisas mais difíceis de definir em um objetivo é fazê-lo do tamanho certo. Uma definição muito curta, nem sempre captura todas os aspectos que realmente precisam ser levados em consideração. Longa demais, não será útil para ajudar você a fazer mudanças.

Ao escrever um objetivo pense em como ele guiará suas ações. Ele fornece foco suficiente para restringir o escopo do que você deve fazer? Ou há coisas que você deseja fazer e que não são capturadas? Talvez, seria melhor definir dois objetivos?


3 – Já estamos lá?

Um bom objetivo descreve um resultado ou estado desejado que precisa ser alcançado. Um objetivo ruim deixa você inseguro sobre se realmente alcançou o objetivo pretendido. Quando você está em crise e as coisas são difíceis, é compreensível que você escolha a interpretação mais favorável de um objetivo. Portanto, certifique-se de ser específico. Mantenha seu futuro auto responsável.


4 – O objetivo foi atingido? 

De maneira semelhante, um bom objetivo é objetivo, ou seja, não é subjetivo, onde o sucesso está aberto a  interpretação. Uma pessoa deve ser capaz de julgar se um objetivo foi ou não cumprido, seja por observação ou aferição. 

 

5 – A carroça na frente dos bois 

É óbvio que os objetivos que orientam a operação de uma fábrica em funcionamento devem ser muito diferentes daqueles enquanto a fábrica está sendo construída. No entanto, no trabalho de conhecimento, as coisas nem sempre são tão simples.

Muitas vezes estamos construindo sistemas e processos ao mesmo tempo em que resolvemos um problema. Portanto, observe situações em que você simplesmente não está pronto para um objetivo que seria razoável.

A escrita objetiva é uma arte, não uma ciência. 

O principal a ter em mente é que você está se comunicando com vários públicos: sua equipe, seu gerente, sua empresa e seu futuro.

Pense no que você deseja realizar, coloque-se no lugar da sua equipe e imagine como seus integrantes podem interpretar o que você escreveu. Lembre-se que seus objetivos  não estão escritos em pedra. Ao apresentar e discutir seus planos, reserve um tempo para refinar e esclarecer seus objetivos.

Executar um bom processo de definição de objetivos é mais do que apenas escrever a descrição. Lembre disso! 


A FIXE Consulting ajuda as organizações na implantação do Framework OKR. Desenvolveu uma metodologia de implantação que inclui treinamentos, formação de equipes, suporte na definição de Objetivos e Resultados Chave, acompanhamento do ciclo OKR e na apresentação de resultados.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes. 
 

Saber mais

 

Ter ideias não é mais suficiente, utilize o Poder do OKR para fazer acontecer!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima