Blog

Quem deve ser o responsável dos OKRs?

Quem é o verdadeiro dono dos OKRs?

Uma das perguntas que recebo com frequência é quem exatamente deve ser o dono dos OKRs: o funcionário, as equipes (equipes, divisões ou departamentos) ou alguma mistura de ambas.

Ao implementar OKRs na sua organização, você também se deparará com esta situação e precisará decidir. 

Para entender melhor como fazer para decidir essa responsabilidade, precisamos lembrar que o método  para a definição dos OKRs é bidirecional, ou seja, de cima para baixo e de baixo para cima, embora em algumas empresas é utilizada também a negociação dos OKRs. 

É possível pensar que, na configuração de cima para baixo, os funcionários podem não estar totalmente engajados quanto nas abordagens de negociação ou de baixo para cima. Da mesma forma, na abordagem de baixo para cima, poderão acontecer situações com algum tipo de desalinhamento.

Precisa considerar também a capacidade para a tomada de decisões. Deve ser premissa que qualquer funcionário que tenha um certo grau de autonomia na tomada de decisões, deve possuir um OKR. Sem essa autonomia, os OKRs se transformarão rapidamente em uma lista de tarefas, o que deve ser evitado.

Os OKRs são geralmente considerados uma ferramenta de gerenciamento; no entanto, existem pessoas que os usam como um método individual de definição de objetivos. É possível imaginar uma configuração na qual mesmo os funcionários com muito pouca ou nenhuma autonomia de decisão possam definir OKRs. Esses OKRs não estão diretamente alinhados com os OKRs organizacionais, mas poderá ter um link indireto.

Existem três dimensões que devem orientar a decisão sobre OKRs e quais funcionários são os responsáveis: 

  • O método no qual os OKRs são definidos em toda a organização
  • O grau de autonomia dos funcionários para a  tomada de decisões
  • Tipo de OKR: OKR alinhado com o OKR organizacional vs OKR individual e não alinhado

Para isso precisa considerar que os funcionários que não tem autoridade para a tomada de decisões não devem ser responsáveis por OKRs alinhados com os OKRs organizacionais.  Exceto os OKRs não alinhados individuais.

Os funcionários que possuem autoridade, total ou parcial para a tomada de decisões devem sempre ser responsáveis de OKRs.  

Com relação às equipes, seja de divisão, departamento ou alguma equipe pequena, ser responsáveis por OKRs ajuda de forma significativa para o engajamento, alinhamento, foco e definição de prioridades para que todos saibam o que precisa ser feito. 

Também dependendo da estrutura da organização, pode ser a única maneira viável. Muitas organizações operam em configurações nas quais trabalho ou objetivos estão sendo atribuídos às equipes e/ou gerente de equipe. Quando os membros da equipe não tem autoridade para tomar decisões, atribuir OKRs à equipe é a única possibilidade. 

 

Conclusão: 

A resposta relacionada a pergunta inicial, quem deve ser responsável dos OKRs, é “depende”.

Existem, no entanto, certos fatores dos quais a decisão depende:

  • da forma como a empresa está estruturada
  • da maneira que escolhe definir OKRs
  • da autonomia de tomada de decisão de um determinado funcionário
  • do tipo de OKR
  • do estágio em que a empresa está, com relação à implementação do processo OKR

Cabe a você líder e a sua organização definir o que melhor se adapta no seu ambiente. 


A FIXE Consulting ajuda as organizações na implantação do Framework OKR. Desenvolveu uma metodologia de implantação que inclui treinamentos, formação de equipes, suporte na definição de Objetivos e Resultados Chave, acompanhamento do ciclo OKR e apresentação de resultados.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes. 
 

Quero saber mais

 

Ter ideias não é mais suficiente, utilize o Poder do OKR para fazer acontecer!

 

Gostou?? Compartilhe!! 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima