Por Maria Angélica Castellani
Quando somos designados para Gerenciar um Projeto, eu, quanto muitos de vocês pensamos, e agora? por onde começar?
Analisamos a complexidade do projeto, vamos no PMBOK® Guide, consultamos GP’s mais experientes, selecionamos tal o qual caminho, analisamos a empresa, a cultura, o histórico, os stakeholders, etc estamos ansiosos por aplicar o que já aprendemos.
Mas, além de toda a teoria, devemos colocar certas atitudes para o sucesso, que nos permitirão tirar proveito até das piores situações, pois não sempre o sucesso depende de circunstâncias externas.
Que tal começarmos pela paixão?
Sim, paixão para fazer acontecer tendo como premissas fundamentais a ética e a responsabilidade profissional.
Como saber?
Começar pela paixão consiste em identificar o que realmente nos dá prazer, tanto no trabalho como nos outros campos. O que nos faz perder a noção de tempo? O que nos entusiasma? Que tarefa nos faz rir e nos diverte? O que absorve nossa atenção e nos faz esquecer de tudo mais? As respostas para estas questões serão os indicadores daquilo que nos apaixona.
Colocar paixão primeiro, é começar a encontrar mais satisfação e a sentir mais gratificação no que se faz. O segundo passo é recriar, no campo profissional, as atividades que nos parecem prazerosas.
Para os interessados em aprofundar sobre este tema, recomendo a leitura do livro “Ame seu trabalho” de Richard C. Whiteley, ele dá inúmeros exemplos de profissionais empregados e autônomos que são apaixonados por seu trabalho. E ensina como é que se descobre e se desenvolve o entusiasmo profissional.
E você, por onde começa seus projetos?
Eu sou Gerente de Projetos … e você?
Quebre Paradigmas
e prepare-se para o sucesso!
–
Gostou?? Compartilhe!!